Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Recuperação Leonina sem prémio

Por Sporting CP
13 Mar, 2021

Leões derrotados (2-3) no dérbi que abriu a meia-final dos play-offs

O Pavilhão João Rocha acolheu, este sábado, o primeiro jogo da meia-final dos play-offs do Campeonato Nacional e a equipa principal de voleibol do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada por 2-3 perante o SL Benfica. Depois de sete triunfos consecutivos e de no jogo anterior os Leões terem levado de vencida o eterno rival para levantar a Taça de Portugal, Sporting CP e SL Benfica voltaram a defrontar-se em novo momento de decisão, mas na "negra" do primeiro jogo de uma meia-final decidida à melhor de cinco a vitória não sorriu à turma de Alvalade.

Nos instantes iniciais, o ascendente seria encarnado (2-4), mas Renan Purificação e Robinson Dvoranen responderam de imediato com eficácia no ataque e colocaram os Leões na frente do marcador (8-6). O Sporting CP continuou por cima do encontro e dilatou a vantagem até ao 15-11, mas rapidamente as águias voltariam a reduzir a diferença (16-15), reentrando na discussão.

A intensidade era notória na disputa de cada ponto e no respectivo festejo. Sob maior equilíbrio de forças (19-19), o jogo entrou na fase decisiva. André Saliba ainda manteve os Leões na frente (21-20), mas o SL Benfica conseguiu chegar primeiro ao 23-24 e seguidamente fechou o set inicial (23-25).

No segundo set, os Leões conseguiram a primeira vantagem (8-5) e, tal como no parcial anterior, a turma de Alvalade comandou (11-7) durante grande parte do encontro (20-16), no entanto a narrativa e o desfecho do primeiro set repetiram-se. Após grande equilíbrio forçado pela reacção encarnada (22-22), nos momentos finais o SL Benfica voltou a ser feliz, selando o 0-2 com 22-25 no marcador.

Com as águias a uma vitória de fechar o jogo, a tarefa verde e branca previa-se muito complicada neste primeiro jogo da meia-final da fase de play-offs do campeonato. Sem espaço para errar, a turma de Alvalade até entrou ligeiramente por cima (6-4), porém seria o SL Benfica a disparar no marcador até ao 8-11. 

Após desconto de tempo Leonino, Dvoranen e Hélio Sanches sobre a rede e Paulo Victor no serviço reaproximaram o Sporting CP no marcador (11-12). Com garra de Leão, a reacção dos comandados de Gersinho continuou e resultou mesmo na subida à liderança (17-14). Pouco depois, Renan Purificação, com um ás, fez o 19-15 e os festejos indicavam que Leões estavam decididos em continuar na luta pelo resultado. Do outro lado da rede, o SL Benfica queria fechar o encontro, mas o conjunto verde e branco revelou-se implacável até ao 25-22.

Tudo por decidir, o quarto set prometia. As duas equipas entraram a par e passo inicialmente, sendo o Sporting CP o primeiro a descolar numa curta vantagem de três pontos (12-9). A disputa era grande e (16-16), se de um lado os Leões procuravam um último alento para chegar à "negra", as águias tentavam evitá-la a todo o custo.

Com precisão no ataque, o SL Benfica chegou em posição favorável aos pontos decisivos (17-20), porém a turma de Alvalade não desistiu e recuperou da desvantagem por duas vezes (20-20 e 23-23). Num final de nervos, um serviço falhado pelos Leões deu o 23-24 para as águias, mas de forma épica o Sporting CP respondeu e chegou ao 26-24 para júbilo da equipa verde e branca. Recuperação soberba do difícil 0-2 ao 2-2, que levaria o primeiro jogo da meia-final do campeonato para a "negra".  

Aqui, a entrada foi de Leão (6-4) e, apesar do esforço encarnado, o Sporting CP seguiu na frente (8-7). Ponto a ponto, os festejos eram efusivos e crescia a incerteza. Com 13-13 no marcador, nenhuma das equipas cedeu e os empates sucederam-se (15-15). Apesar da contestação Leonina, os seguintes dois pontos cairiam para o SL Benfica, que assim saiu do Pavilhão João Rocha com a vitória depois de mais de duas horas e meia de jogo.