Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Entrada em falso nos play-offs

Por Sporting CP
26 Mar, 2022

Desaire por 0-3 diante da AJ Fonte do Bastardo

Este sábado, no Pavilhão João Rocha, a equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal caiu por 0-3 frente à AJ Fonte do Bastardo no primeiro jogo das meias-finais dos play-offs do Campeonato Nacional, que se disputam à melhor de cinco jogos.

Um gigantesco balde de água fria nos instantes finais do segundo set, que podia ter significado um momento de viragem para os Leões, acabou por ser decisivo para o lado açoriano e para o desfecho da partida.

O início não foi o melhor para os Leões (2-5), mas rapidamente se recompuseram com José Masso em destaque nos minutos iniciais (7-8). Ainda assim, os açorianos continuaram a liderar e dificultar a tarefa dos Leões, que tentavam responder, tapando as investidas adversárias (12-15). Daqui em diante, contudo, muito forte ofensivamente, a AJ Fonte do Bastardo levaria a melhor no set inaugural por 18-25.

Com o apoio do público nas bancadas, a turma de Alvalade subiu o ritmo no início do parcial seguinte: Masso continuou a fazer estragos a partir do serviço e Tiago Barth 'matou' para o 3-2 – um tipo de jogada que repetiria com igual eficácia neste parcial. Embora a correr novamente atrás do resultado, os Leões melhoraram defensivamente e não desarmavam na perseguição (11-12).

Com blocos firmes e um ataque cada vez mais assertivo, o Sporting CP foi crescendo na partida e depois de ameaçar a vantagem açoriana, alcançou, finalmente, o empate no 19-19, acalentando a esperança dos ruidosos Sportinguistas nas bancadas. A seguir, o capitão Dvoranen confirmaria o ímpeto verde e branco, colocando a turma de Alvalade na frente já na recta final do set e mais um bloco bem-sucedido fez o 22-20.

Com o Pavilhão João Rocha em ebulição, Barth e outra vez Dvoranen deixaram os Leões à beira de fechar o set, mas sofreriam um inesperado revés: a AJ Fonte do Bastardo não só recuperou de 24-21 para 24-24 como ainda venceria o set (25-27). Duro golpe para o conjunto de Gersinho, que com o 0-2 já não teria margem de erro.

A imediata reacção verde e branca ao balde de água fria não poderia ter sido melhor, com Victor Hugo em evidência a atacar e defender, resultando num rápido 3-0, que, contudo, seria contestado pelo emblema terceirense (3-8) – e tudo se complicou para a turma de Alvalade. Era uma grande montanha a que o Sporting CP teria de escalar daqui em diante e o esforço Leonino – que ainda ameaçou com o 16-17 - revelar-se-ia insuficiente nesta fase para evitar o 0-3, confirmado por um 22-25 no marcador.

Agora, os Leões de Gersinho viajarão à ilha Terceira, nos Açores, para um duplo confronto com a AJ Fonte do Bastardo, estando obrigados a vencer pelo menos um para continuar vivos na disputa e voltar a jogar no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Tiago Pereira (2), José Masso (10), Victor Hugo (8), Kelton Tavares, Thiago Gelinski (1), Yohan Léon (4), Robinson Dvoranen [C] (5), Gil Meireles [L], Tiago Barth (12), Rafael Cavalcanti, Frederico Santos, João Fidalgo [L], Thomas Douglas-Powell e Joaquín Gallego (6).