Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Campeões Nacionais de volta ao trabalho no Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
08 Ago, 2025

João Coelho orientou primeiro treino em 2025/2026

Depois dos exames médicos, chegou o momento do regresso à acção também para a equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal. Pela primeira vez nesta nova época que se inicia, os Leões, actuais Campeões Nacionais, treinaram no Pavilhão João Rocha às ordens do técnico João Coelho e começaram a preparar 2025/2026.

Apesar das saídas de Martin Licek, Vinícius Lersch, Yurii Synytsia, Breno Nascimento e Alejandro Vigil, o conjunto verde e branco mantém uma base sólida de jogadores da bem-sucedida temporada anterior e reforçou-se com a chegada de Lourenço Martins (zona 4) – um regresso - e de Mads Kyed Jensen (oposto), embora ambos ainda estejam a cumprir compromissos internacionais. Assim, foi entre caras já conhecidas e a habitual boa disposição que o plantel – ainda reduzido - voltou a contactar com a bola e reatou ligações em plena casa das modalidades.

Mantém-se a forma de trabalhar, com João Coelho no comando pela quarta época consecutiva, e continua também a voz de comando de Tiago Pereira. Treinador e capitão, ambos com contratos recentemente renovados, foram os porta-vozes do grupo neste dia 1 em contexto de treino.

"Somos uma das modalidades que acaba mais cedo e, também, que começa mais tarde, por isso já eram grandes as saudades de voltar a pisar o Pavilhão João Rocha e rever estas caras", reconheceu Tiago Pereira. A novidade é que os Leões entram em 2025/2026 como Campeões em título – sete anos depois da última vez – e João Coelho não escondeu que é uma sensação “diferente” e que traz “uma responsabilidade muito positiva”.

Já a estabilidade no que ao plantel diz respeito é “um bom ponto de partida”, considerou ainda o técnico verde e branco. "Já temos uma equipa com raízes e princípios sólidos. Construir uma base, mantê-la e reforçá-la é muito importante. Acho que a equipa ganha com essa solidez", realçou, dando conta das ideias que sustentam o planeamento realizado: "Manter uma base tão alargada quanto possível, porque os resultados foram muito positivos, melhorar a nossa profundidade e aumentar a competitividade dentro de campo".

Os reforços já anunciados ainda estão por chegar, mas quando assim for Tiago Pereira não tem dúvidas de que “vão ser facilmente integrados”. "O grupo é muito bom, o ambiente também, tanto nos treinos, como nos jogos e no balneário. Qualquer pessoa que entre e queira fazer parte do projecto terá muita facilidade em adaptar-se", garantiu o experiente zona 4.

E apesar do êxito conseguido na época anterior, com as conquistas das Supertaças Ibérica e Nacional e o marcante título de Campeão Nacional - além de um meritória meia-final atingida na CEV Challenge Cup -, capitão e treinador coincidem que é possível fazer melhor já esta temporada, e é precisamente essa a ambição que move o grupo.

"No ano passado ficou-nos por conquistar a Taça de Portugal e na CEV Challenge Cup fizemos uma prestação muito boa, era difícil pedir mais. Este ano vamos querer melhorar e é para isso que vamos trabalhar todos os dias", frisou Tiago Pereira, secundado por João Coelho. "Não podemos parar no tempo. O desfecho que conseguimos na última época [com o título nacional] é sempre o objectivo principal e fazê-lo pela segunda vez é mais difícil e também mais aliciante", apontou.

E ‘aliciante’ é a palavra escolhida, também, para perspectivar a participação na CEV Champions League, que o técnico vê não só como um "desafio extraordinário", mas também como "um prémio justo para o trajecto da equipa". "Vamos jogar contra as melhores equipas dos melhores campeonatos, vai ser difícil, mas queremos ter uma prestação digna e apresentar o nosso projecto com ambições europeias", acrescentou, reforçando o seu optimismo: "Queremos ter capacidade para discutir cada jogo e cada prova e acho que a equipa vai estar à altura para honrar os pergaminhos do Clube e sermos novamente felizes".

Antes de tudo isso, é hora de dar os primeiros passos na pré-época e João Coelho prometeu, desde logo, um grupo a “treinar nos limites” e que encara este “primeiro dia como se fosse o último”.

Por seu turno, Tiago Pereira dirigiu-se aos Sportinguistas para lhes deixar um primeiro apelo para 2025/2026: "Continuem a acreditar nesta equipa, porque trabalhamos arduamente para elevar o nome do Sporting CP. Este ano vamos ter a CEV Champions League, vão ser jogos de nível elevadíssimo e contamos com os adeptos para nos apoiarem ao longo de toda a época".

No Pavilhão João Rocha, a bola já sobrevoa a rede e o trabalho de preparação já está em marcha rumo a mais uma temporada, e esta promete ser particularmente entusiasmante no voleibol.