Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

João Gião: "Muito motivados para a estreia"

Por Sporting CP
07 Ago, 2025

Equipa B do Sporting CP inicia Liga 2 Portugal este sábado, a partir das 14h00, em casa do SCU Torreense

A formação secundária dos Leões dá o pontapé de saída para a sua participação na Liga 2 Portugal este sábado, com jogo em casa do SCU Torreense, no Estádio Manuel Marques. 

Em antevisão à partida para os meios do Clube, o técnico da equipa B Leonina, João Gião, lançou as bases. “A Liga 2 é muito competitiva. O SCU Torreense é uma equipa que vem de uma boa campanha na II.ª Liga, que se reforçou com 14 jogadores, muitos em mercados estrangeiros, alguns inclusivamente já jogaram na I.ª Liga Espanhola. É uma equipa da qual esperamos tudo menos facilidades. Tem um treinador que conhece bem a II.ª Liga e vem de uma época de sucesso. Teremos de estar preparados para isso”.

João Gião garante motivação máxima da equipa que orienta. “Mais do que ansiosos, estamos expectantes e muito motivados para esta estreia. Desafio novo, patamar novo, a competitividade aumentou, o nível dos jogadores aumentou, o nível dos treinadores também aumentou. Será um jogo diferente, ao qual nós vamos ter de nos adaptar rapidamente. Vamos ter de ser iguais a nós próprios, como éramos no ano passado, mas num patamar diferente. Temos de continuar a ser competitivos, exigentes, rigorosos, a ter personalidade para assumir o nosso jogo”. 

O técnico reforçou a mensagem e plena confiança e convicção de uma resposta muito positiva dos jovens Leões. “Sinto que a equipa está preparada, sinto também que a equipa vai crescer com a competição. Não tenho dúvidas de que vamos ser muito melhores à jornada 10, 15, 20, do que eventualmente nas primeiras jornadas, mas sinto que estamos preparados. Conheço a mentalidade deste grupo: são supercompetitivos, rigorosos, exigentes".

João Gião considerou que os objectivos na pré-época foram conseguidos: "Tivemos a oportunidade de ver muitos jogadores dos escalões etários abaixo, como é nossa obrigação e função. Permitiu-nos uma pré-época com vários jogos de preparação, para rapidamente darmos estímulos aos jogadores e aproximá-los daquilo que será a realidade competitiva e integrar alguns jogadores novos que fomos recebendo. Nesse sentido foi positivo e os objectivos foram alcançados”.

Quanto aos objectivos para a temporada, João Gião foi taxativo. “Será exactamente o mesmo que era o ano passado, a diferença é que será uma Liga acima. Continuar a desenvolver individualmente atletas para o mais rapidamente estarem preparados para o patamar da equipa A e para essa exigência, utilizando esta nova realidade que é a II.ª Liga".

Quanto aos moldes de articulação entra a equipa B e a equipa A do Sporting CP, os pressupostos são os mesmos em que assentou a relação na temporada anterior. “Será muito semelhante. Os protagonistas são os mesmos, sempre com o máximo alinhamento, comunicação diária entre a equipa técnica da equipa A e da B. A única coisa que muda é que esta época estamos num campeonato diferente, tudo o resto é igual. Vimos de uma época de sucesso naquilo que é o nosso primeiro objectivo, que é lançar jogadores para possam representar a equipa A do Sporting CP e nesse sentido, estrear 12 jogadores durante uma época, acho que é sinónimo de sucesso e não havia muita dinâmica aqui para alterar”. 

Manuel Mendonça, médio e capitão da equipa B do Sporting CP, fez também a antevisão do jogo em casa do SCU Torreense, para os meios do Clube. “Foram quase dois meses de uma pré-época forte, em que tivemos jogos competitivos para nos prepararmos bem e sem dúvida que vamos encarar este jogo para vencer. Estamos preparados”, referiu, com o diagnóstico, logo a seguir, ao valor do adversário: “Vai ser um jogo muito competitivo, todas as equipas se reforçaram bem e já são experientes, com treinadores experientes. Sem dúvida que toda a Liga vai ser competitiva, mas nós também estamos muito bem".

“Ganhar consistência” é para Manuel Mendonça um grande desafio para a equipa B do Sporting CP, prevendo que possam existir “altos e baixos, momentos bons e menos bons, mas o mais importante vai ser manter a consistência de resultados positivos e creio que essa vai ser a maior dificuldade em termos colectivos. A nível individual, é mais uma oportunidade para eu evoluir e para um dia estar pronto para chegar à equipa principal”.