Leoas capricharam antes do Natal
21 Dez, 2025
Triunfo da equipa de voleibol frente ao Castêlo da Maia GC na 12.ª jornada da Liga por 3-0
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o Castêlo da Maia GC por 3-0 com os parciais de 25-13, 25-18 e 25-16, na 12.ª jornada da Liga, no regresso das Leoas aos triunfos na competição.
As Leoas orientadas por Rui Pedro Silva assinaram uma exibição muito consistente, segura na recepção e muto presente no bloco, a gerar em vários momentos possibilidades de contra-ataque.
O Sporting CP esteve muito forte nas transições e por isso, conseguiu superiorizar-se diante do conjunto maiato, menos regular que o Sporting CP na recepção, no bloco e por isso, também, com menos possibilidades de contra-ataque.
Foi uma excelente exibição da equipa feminina de voleibol do Sporting CP, que tem, assim, motivos para passar o Natal em festa, dado o bom nível apresentado pelas Leoas, para reforçarem o estatuto de invencibilidade em casa na presente edição da Liga.
De início ao fim, o Sporting CP alardeou superioridade sobre o Castêlo da Maia GC, com uma primeira vantagem de 4-1, que rapidamente passou para 10-5 e depois para 17-9. Jéssica Carriel, que esteve a um altíssimo nível no serviço, forçou muitos erros à recepção da formação visitante e foi sem surpresa que a equipa Leonina fechou o set nos 25-13, num ponto finalizado por Jady Gerotto.
No segundo set, a história não foi muito diferente. Melhor no serviço, na recepção e no ataque, três fundamentos essenciais de um jogo de voleibol, o Sporting CP foi marcando diferenças, com Jady Gerotto autoritária no ataque e no bloco.
A equipa maiata só conseguia, a espaços, explanar o seu voleibol, muito devido aos erros não forçados que eram motivados pela maior agressividade Leonina em jogo. A 14-8, o Sporting CP encaminhava a vitória no segundo set e houve espaço para uma entrada muito bem conseguida da jovem Maria Santos, jogadora da equipa sub-21 Leonina, que mostrou capacidade na linha de serviço e ainda fez um passe para Jéssica Carriel fechar um ponto, a 21-15. O set fechou nos 25-18, com um ponto finalizado em bom estilo por Tainá Alessandra.
No 3.º set, ainda houve algum equilíbrio de início, mas o Sporting CP passou para a frente com vantagem no dobro, a 8-4, que lhe permitiu ir gerindo com sucesso até ao final. Jady Gerotto continuou quase irrepreensível no ataque, a recepção não vacilou e o serviço esteve muito bem – Maria Santos forçou mesmo uma má recepção das maiatas para um ponto fechado em estilo de ‘penálti’ de Jéssica Miranda.
O Castêlo da Maia GC ainda recuperou um pouco da desvantagem, ao passar de 16-7 para 16-13, mas um desconto de tempo de Rui Pedro Silva restabeleceu aquela que foi a ‘ordem natural’ do jogo, com os blocos, os serviços magníficos de Jéssica Carriel e um ataque em habilidade de Tainá Alessandra a ‘atirarem’ o jogo para o 21-14.
Sofia Pereira, outra jovem da formação Leonina, também entrou para a linha de recepção e o jogo caminhou para o final, fechado por Jady Gerotto nos 25-16 e em 3-0 em sets para o o Sporting CP diante do Castêlo da Maia GC.
Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Carriel, Sofia Pereira, Amanda Cavalcanti, Maria Santos, Leslie Tagle, Anahí Tosi, Ozge Kinasts, Tainá Alessandra, Jady Gerotto, Ingrid Félix, Daniela Loureirro [L] [C], Kanna Hanazawa, Ana Clara Nunes