João Gião: "Entramos em todos os campos com a mesma mentalidade"
21 Dez, 2025
Equipa B visita o SL Benfica esta segunda-feira (18h00)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, esta segunda-feira, às 18h00, o SL Benfica, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal 2.
Frente a frente no Benfica Campus, e pela primeira vez em quase dez anos, estarão duas equipas em momentos distintos, com os jovens Leões nos lugares cimeiros da tabela e as águias no 15.º posto - o que, para o treinador João Gião, não retira qualquer carga emocional associada ao dérbi, que mantém um peso simbólico e competitivo próprio.
O técnico verde e branco apontou, assim, para a necessidade de a equipa manter a identidade que tem apresentado ao longo da temporada.
"É um dérbi, não há como dizer que é um jogo igual aos outros, mas temos de encará-lo da mesma forma. Entramos em todos os campos para ganhar, com a mesma mentalidade, e este não vai ser diferente. É mérito destes jogadores, que subiram na época passada e, volvidos quase dez anos, conquistaram a possibilidade de voltar a disputar este tipo de jogos", começou por dizer, em declarações aos meios do Clube.
Consciente da qualidade individual do conjunto encarnado, João Gião deixou elogios ao adversário.
"Esperamos um SL Benfica com muita qualidade individual. Quem acompanha a Liga Portugal 2 e o futebol de formação tem consciência disso. É uma equipa individualmente muito forte, com vários jogadores que já se estrearam na equipa A e que está num momento melhor do que estava há algumas semanas. Vem de um empate fora frente ao CS Marítimo e tem sido uma equipa competitiva", alertou, garantindo que os Leões terão de ser "fortes emocionalmente" se quiserem levar de vencida o rival.
"Vamos ter de encarar este jogo como mais um momento de crescimento importante. A mentalidade tem de ser sempre a mesma: jogar da mesma forma em todos os campos, independentemente do adversário ou das emoções à volta do jogo, e ir com tudo para tentar ganhar", atirou.
A solidez defensiva, que faz da sua equipa a melhor defesa do campeonato, com apenas oito golos sofridos, foi também elogiada pelo treinador.
"O mérito é dos jogadores. Para não sofrer golos é preciso correr muito quando não se tem a bola e todos eles fazem isso. Mantêm princípios colectivos e acreditam na nossa organização defensiva. O facto de termos períodos longos com bola também faz com que concedamos menos ao adversário. Apesar das alterações que tivemos na linha defensiva, devido a lesões ou chamadas à equipa A, todos os que entram têm respondido muito bem", frisou, a fechar.
Já do lado dos jogadores, João Muniz mostrou-se satisfeito por estar de regresso à competição, após um período afastado por lesão. "É o processo normal na vida de um jogador. Infelizmente existem lesões e motivos que nos deixam fora de campo, mas o processo natural é a recuperação e a reabilitação. Graças a Deus, já pude voltar e estar com a equipa", lembrou o defesa, que também reconheceu "uma motivação extra" no confronto com as águias.
"Esperamos uma equipa forte, como esperamos [que o seja] qualquer equipa da Segunda Liga. Preparamo-nos sempre da mesma forma, sem esconder que é um dérbi e que isso dá sempre uma motivação extra. Muitos de nós já jogamos estes dérbis desde a formação, mas acreditamos que todos os jogos são complicados, que todos são para ganhar e que todos são para conquistar os três pontos", reforçou, ambicioso, revelando ainda "o segredo" para o bom momento defensivo da equipa.
"O segredo é jogarmos com alegria e conhecermos muito bem quem está ao nosso lado. Durante a semana existe sempre uma competição saudável, que nos torna jogadores melhores e mais evoluídos, por termos alguém com quem competir. Isso é muito importante, tal como o trabalho semanal com o mister", apontou.
Para o jovem de 20 anos, a união do grupo tem sido determinante. "Acredito que o que faz a diferença é a união, a dedicação, olhar pelo outro e correr pelo outro. Isso tem feito claramente a diferença em todos os jogos. Temos reparado que cada pormenor conta e, neste jogo, não será diferente", rematou.