Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal, uma época mais que perfeita

Por Pedro Almeida Cabral
17 Jun, 2021

Não há palavras que cheguem para descrever a nossa época no futsal. Tudo o que se diga parece ficar aquém do alcançado. Entrando em quatro competições, conquistámos os quatro títulos disputados

Não há palavras que cheguem para descrever a nossa época no futsal. Tudo o que se diga parece ficar aquém do alcançado. Entrando em quatro competições, conquistámos os quatro títulos disputados: Taça de Portugal (da época anterior), Taça da Liga, UEFA Futsal Champions League e Campeonato Nacional. Sempre apresentando excelente futsal e equipas tacticamente superlativas. Um desfile de triunfos que consagra o Sporting CP como o melhor clube europeu de 2021. Aliás, nenhum outro clube ganhou a tantas equipas campeãs este ano. Na UEFA Futsal Champions League, ganhámos, à vez, ao campeão russo, ao campeão espanhol e ao campeão europeu. E, no Campeonato Nacional, fomos campeões destronando o anterior campeão, SL Benfica. Começámos esta época com pouco. Acabámos esta época com tudo.

Para expressar ainda melhor o que fez o nosso futsal, seguem alguns dados esclarecedores. Em toda a época, não perdemos um único jogo no tempo regulamentar. Temos o maior número de golos marcados e o menor número de golos sofridos na fase regular do Campeonato Nacional. Fomos a primeira equipa portuguesa a ganhar o título europeu e o título nacional na mesma época. Inaugurámos um quadruplete inédito: Taça de Portugal, Taça da Liga, UEFA Futsal Champions League e Campeonato Nacional. Ganhámos a Liga dos Campeões de Futsal da UEFA por 4-3 depois de estarmos a perder por 0-2 ao intervalo, numa reviravolta perante o FC Barcelona, a equipa europeia com o maior orçamento e, provavelmente, a melhor equipa do Mundo. Conquistámos o Campeonato ao SL Benfica no campo do adversário e em apenas quatro jogos, nunca estando em dúvida que seríamos campeões. No jogo final, chegámos mesmo a golear o SL Benfica por 6-2. E ao longo da época revelámos um craque, Zicky, e uma grande promessa, Tomás Paçó. Se há perfeição no futsal, em 2021 a época do Sporting CP não foi apenas perfeita. Foi mais que perfeita. Ou, como disse e bem o nosso magnífico treinador Nuno Dias, deve ser mesmo a melhor época de uma equipa de futsal de sempre a nível mundial.

E se há clube que merece esta recompensa em títulos é o Sporting CP. Somos fundadores da modalidade em Portugal, ganhámos o primeiro Campeonato Nacional em 1990 e o nosso futsal sempre combinou formação e experiência. Temos o dobro dos campeonatos nacionais do SL Benfica e somos o único clube português com duas Champions, conquistadas nos últimos três anos. Somos ainda o terceiro clube europeu mais titulado. O esforço, a dedicação e devoção compensam. O glorioso ano de 2021 fica para sempre.

 

P.S. – Um leitor Sportinguista atento leu a crónica anterior sobre o bicampeonato de basquetebol de 1981-1982 e colocou-me uma dúvida. Referi-me aos fabulosos irmãos Baganha sem mais, o que poderia induzir em erro. Os irmãos eram fabulosos e, por isso imortais na história Leonina, mas, contrariamente ao que se poderia concluir, apenas o base Augusto Baganha esteve no cinco do bicampeonato. Adriano Baganha, tendo sido jogador nos anos 60, foi sim treinador do Sporting CP no campeonato de 1981. Fica o esclarecimento.