Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Leões vencem e convencem frente ao FC Oliveira do Hospital

Por Sporting CP
01 maio, 2023

​Equipa B conquista três pontos com boa exibição e bis de Tiago Ferreira (1-3)

 

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu o FC Oliveira do Hospital por 1-3, esta segunda-feira, na quinta e penúltima ronda da segunda fase da Liga 3. Os Leões, que são segundos classificados, dão assim um passo importante na luta pela permanência pois somam agora 13 pontos, quatro acima da linha de água (à condição) quando falta disputar uma jornada.

Sem margem de erro devido às contas finais, a turma de Alvalade entrou a mandar na partida e fixou-se desde cedo no meio-campo dos homens da casa. Os Leões dominaram a posse de bola nos minutos iniciais e desenharam as primeiras jogadas ofensivas maioritariamente pela direita, através das combinações na ala entre Gonçalo Esteves e Fatawu, mas sem criar grande perigo.

Aos 17 minutos, Miguel Menino foi derrubado na área e o juiz da partida não teve dúvidas em assinalar penálti. Da marca dos onze metros, no primeiro jogo a titular desde que regressou após um longo período lesionado, Tiago Ferreira abriu o livro e estreou-se a marcar na Liga 3 ao quarto desafio, ele que não facturava desde Fevereiro de 2021, na altura pelos sub-23 verdes e brancos.

Apesar do claro ascendente do Sporting CP, o FC Oliveira do Hospital conseguiu rapidamente chegar à igualdade. Isto porque aos 23 minutos, na primeira e única vez em que se aproximou da baliza de Diego Calai na primeira parte, o conjunto da região Centro também beneficiou de um lance de penálti, e André Salvador aproveitou para fazer o 1-1 contra a corrente do encontro.

Ainda assim, a turma de Filipe Çelikkaya reagiu bem e continuou a controlar as incidências até ao intervalo. Os Leões andaram sempre a rondar a área adversária, com a melhor ocasião de golo a pertencer mais uma vez a Tiago Ferreira. O extremo de 21 anos surgiu isolado depois de ser servido por Fatawu, que irrompeu pelo centro do terreno, mas o remate saiu rente ao poste.

No regresso para a segunda parte, a toada manteve-se. O Sporting CP voltou a arrancar melhor, desta vez a insistir mais pela esquerda, e já depois de Rodrigo Ribeiro ter ficado muito perto de marcar, na resposta a um excelente cruzamento de Flávio Nazinho, aos 50 minutos chegou o 1-2. Tiago Ferreira galgou vários metros no miolo e, de fora da área, fez o segundo da conta pessoal.

A partir daí, as oportunidades sucederam-se. Miguel Menino aproveitou uma distracção da defesa rival para receber a bola sozinho na área e rematar forte, mas o guarda-redes defendeu a bola para a trave. Depois, Fatawu encontrou espaço na direita, flectiu para dentro e rematou muito perto do alvo. Por fim, Chico Lamba, num canto, cabeceou ligeiramente ao lado do poste.

Depois de um período em que encostou o FC Oliveira do Hospital às cordas, fosse através do jogo directo ou apoiado, a partir dos 75 minutos o Sporting CP viu o adversário começar a equilibrar o tabuleiro de jogo. No entanto, o guardião Leonino Diego Calai só teve de se aplicar numa situação, impedindo o golo da equipa rival com um excelente mergulho que se revelou decisivo.

Já no terceiro minuto de compensação, quando parecia que o resultado estava fechado, os Leões ainda chegaram ao 1-3. O recém-entrado André Gonçalves tirou o último defesa da frente numa excelente jogada individual e, na cara do guarda-redes, passou para o lado e serviu de bandeja Rodrigo Ribeiro, que só precisou mesmo de encostar para selar assim a vitória verde e branca.

A sexta e última jornada da segunda fase da Liga 3, que vai decidir as contas finais da classificação, está agendada já para o próximo sábado, dia 6 de Maio, em casa contra o Real SC.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Gonçalo Esteves, Chico Lamba [C], Jesús Alcantar, Flávio Nazinho (David Monteiro, 73’), Dário Essugo, Mateus Fernandes (João Pereira, 90+1’), Tiago Ferreira (Diogo Cabral, 81’), Miguel Menino (Samuel Justo, 81’), Fatawu (André Gonçalves, 90+1’) e Rodrigo Ribeiro.