Penálti forçado ditou desaire
27 Set, 2025
Equipa B perde com o CS Marítimo (0-1)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 0-1 na recepção ao CS Marítimo para a sexta jornada da Liga Portugal 2. Muito bem disputado quase até ao fim, o jogo ficou marcado por um penálti inexistente marcado quando já tinha sido exibido um cartão vermelho directo aos jovens Leões.
Começou melhor o CS Marítimo, que criou a primeira ocasião logo ao segundo minuto, quando Alexandre Guedes, ex-Leão, rematou cruzado com a bola a sair ao lado. Pouco depois, foi Simo, à entrada da área, a falhar a baliza verde e branca, mas a ficar perto.
Na resposta, o Sporting CP criou a melhor ocasião do primeiro tempo: lançado em velocidade e com qualidade pela esquerda, Salvador Blopa avançou no terreno e assistiu Mauro Couto, que atirou para grande defesa do guarda-redes Samu. Cheirou a golo no Estádio Aurélio Pereira.
O encontro continuou equilibrado e habitualmente bem jogado em Alcochete, com o emblema de Alvalade, aos 20', a voltar a ameaçar, desta feita num bom passe de Rodrigo Ribeiro, que havia sido solicitado na profundidade, para Mauro oCuto, que atirou para defesa (bem mais fácil do que a anterior) do guarda-redes do CS Marítimo.
Aos 37', os madeirenses também ficaram perto de inaugurar o marcar num livre de Martín Tejón em que a bola parece ter tocado no poste Sportinguista. Do outro lado, aos 40', Eduardo Felicíssimo cabeceou para as mãos de Samu após cruzamento longo de David Moreira.
Até ao intervalo, destaque para o remate de longe de Marco Cruz, outro antigo jogador do Sporting CP, para boa defesa de Diego Calai para canto. Ainda assim, no final da primeira parte, o nulo prevalecia.
O equilíbrio e a intensidade continuaram para o segundo tempo. Mais uma vez, foi o CS Marítimo a criar as primeiras chances, como o remate de Raphael Guzzo para defesa de Diego Calai (48') ou a investida Xavi Grande, de longe, a sair ao lado (52').
O Sporting CP respondeu numa boa jogada colectiva que permitiu a Salvador Blopa tentar a sua sorte com um tiro perigoso. Aos 59', Flávio Gonçalves cruzou para João Muniz cabecear para fora e, cinco minutos, João Gião mexeu pela primeira vez ao trocar Rodrigo Ribeiro por Rafael Nel.
Já depois de um remate de Samuel Justo por cima, Adrián Butzke protagonizou duas oportunidades para os visitantes. Na primeira, falhou alvo, sendo que a segunda só não resultou em golo por Diego Calai defendeu e o poste ainda ajudou. Perante as ameaças contrárias, o Sporting CP voltou a mexer, agora com as entradas de Manuel Mendonça e Rafael Besugo para as saídas de Flávio Gonçalves e Samuel Justo com 20 minutos até aos 90.
O conjunto verde e branco voltou a tomar as rédeas do desafio e, em dois minutos, teve duas oportunidades claras que só não deram em golo porque Samu voltou a aparecer. O guardião do CS Marítimo saiu e travou a finalização de Rafael Nel as 74' e, novamente no cara-a-cara com o ponta-de-lança, realizou uma bela defesa aos 76'.
A tarefa Sportinguista ficou bem mais complicada aos 79', quando o árbitro Diogo Rosa decidiu expulsar Eduardo Felicíssimo com cartão vermelho directo e deixou os Leões com menos um até ao apito final.
Logo a seguir, uma grande defesa de Diego Calai negou o golo a Raphael Guzzo e David Moreira impediu o 0-1 na recarga de Adrián Butzke com um belo corte, mas o árbitro David Rosa decidiu assinalar uma falta inexistente de Mauro Couto e, assim, conceder um pontapé de penálti ao CS Marítimo. Na conversão, Simo apontou o único golo do desafio.
Mauro Couto e José Silva deram lugar a Paulo Cardoso e Gabriel Silva para os instantes finais e o Sporting CP, a perder e com menos um em campo, deu tudo para chegar, pelo menos, ao empate. Aos 89', e em grande posição, Rafael Nel voltou a testar Samu, o melhor elemento dos forasteiros.
Até ao final do desafio, o resultado não viria sofrer mais alterações. Assim, o Sporting B vai, na próxima jornada, visitar o Leixões SC.
Sporting CP: Diego Calai [GR], José Silva (Gabriel Silva, 87'), David Moreira [C], João Muniz, Rodrigo Dias, Eduardo Felicíssimo, Samuel Justo (Rafael Besugo, 71'), Mauro Couto (Paulo Cardoso, 87'), Salvador Blopa, Flávio Gonçalves (Manuel Mendonça, 71') e Rodrigo Ribeiro (Rafael Nel, 64').