Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Volte-face na Academia Cristiano Ronaldo

Por Sporting CP
04 Jan, 2026

Equipa B sofreu reviravolta perante o Académico de Viseu FC (1-2)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa B de futebol do Sporting CP perdeu diante do Académico de Viseu FC por 1-2, este domingo, na primeira partida em 2026, a contar para a 17.ª jornada da Liga 2.

Num jogo muito equilibrado, este resultado permitiu aos viriatos igualar os jovens Leões no segundo lugar, ambos com 29 pontos, embora a equipa B tenham um jogo em falta. O CS Marítimo, que ainda não jogou nesta ronda, lidera a classificação com 33 pontos.

Para enfrentar a equipa mais concretizadora da prova e que vinha da sua primeira derrota (1-2 SL Benfica B) após cerca de três meses de invencibilidade, João Gião - por força de várias ausências - prometeu estreias e assim foi ao apostar num ‘onze’ verde e branco com um total de quatro mexidas e várias novidades. Rafael Mota (estreia absoluta na B), Lucas Taibo (estreia no segundo escalão), José Silva e Eduardo Felicíssimo foram titulares - ao invés de João Muniz (suspenso), Bruno Ramos, Lucas Anjos e Samuel Justo (suspenso) - e, a partir do banco, Daniel Bragança somou aqui os seus primeiros minutos em 2025/2026 após a grave lesão sofrida em Fevereiro do ano passado e também Mateo Tanlongo fez a sua estreia na época.

E até não podia ter sido melhor a entrada em cena dos jovens Leões, que depois de dois jogos sem marcar só precisaram de oito minutos no primeiro jogo do novo ano para ‘facturar’. Manuel Mendonça colocou no apoio vertical feito por Rafael Nel e este, de primeira, soltou para uma corrida desenfreada de Paulo Cardoso que só terminou com a bola no fundo das redes e o 1-0 no marcador. Foi o segundo golo na Liga 2 do extremo chegado esta temporada à Academia.

Só que esta vantagem não durou mais do que escassos minutos. Já depois de um cabeceamento à barra ter deixado um primeiro aviso sério por parte dos viseenses, Kahraman aproveitou da melhor forma a recarga a um remate de André Clóvis (melhor marcador do escalão) defendido para repor o empate antes do quarto de hora.

De imediato, o Académico de Viseu FC ainda conseguiu forçar erros para apanhar o Sporting CP em ‘contrapé’, embora sem causar verdadeiro perigo, mas os jovens Leões responderam assumindo-se mais controladores com bola e nada mudou até ao intervalo. Até ao fim dos primeiros 45 minutos, só se voltou a ver baliza com um remate de muito longe de Álvaro Zamora para defesa de Diego Callai.

Algo mais agitado foi o arranque do segundo tempo, com mais aproximações a ambas as balizas, mas com as respectivas defesas a evitarem sempre males maiores. E foi já à passagem da hora de jogo que João Gião refrescou o meio-campo com a entrada simultânea de Tanlongo e o desejado – e muito aplaudido – regresso de Daniel Bragança aos relvados.

De seguida, do lado verde e branco, Mauro Couto até surgiu em excelentes condições para rematar com o seu pé esquerdo, mas pegou muito mal na bola, enquanto a formação visitante foi bem mais eficiente e chegou à reviravolta aos 70 minutos – confirmado minutos depois após revisão do VAR. O cruzamento de Soufiane Messeguem foi bem medido e João Guilherme, ao segundo poste, só teve de encostar.

Um golpe duro ao qual Gião procurou responder com as entradas de cariz ofensivo de Rayan Lucas, Lucas Anjos e Gabriel Silva e os jovens Leões partiram para cima do Académico de Viseu FC, contudo já sem clarividência, nem tempo útil, apesar da reacção esforçada para inverter o rumo dos acontecimentos. À entrada da área, Gabriel Silva ficou muito perto do empate, já nos descontos, na derradeira chance, porém o forte pontapé saiu ligeiramente ao lado da base do poste.

Assim, confirmou-se a terceira derrota consecutiva da formação verde e branca. Na próxima jornada da Liga 2 há clássico de equipas B: o Sporting CP visita o FC Porto para fechar a primeira volta da prova.

Sporting CP: Diego Callai [GR], José Silva (Lucas Anjos, 77’), Rafael Mota (Mateo Tanlongo, 61’), Lucas Taibo, David Moreira, Paulo Cardoso, Eduardo Felicíssimo, Kauã Oliveira (Rayan Lucas, 77’), Manuel Mendonça [C] (Daniel Bragança, 61’), Mauro Couto (Gabriel Silva, 77’), Rafael Nel