Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Mário Vasa

É nossa!

Por Sporting CP
25 maio, 2019

17.ª conquista da Taça de Portugal para o Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal venceu a 17.ª Taça de Portugal do seu historial depois de vencer o FC Porto na final da competição. Depois de um 1-1 no final do tempo regulamentar e de um 2-2 após prolongamento, foi preciso recorrer ao desempate por pontapés de penálti. Aí, o Sporting CP voltou a ser mais forte e levou o troféu do Estádio Nacional para o Museu Sporting.

A primeira ocasião de golo pertenceu ao FC Porto, quando Otávio obrigou Renan a fazer uma enorme intervenção nos primeiros minutos. O Sporting CP respondeu com um remate forte de Bruno Fernandes de fora de área para defesa de Vaná. Logo a seguir, Raphinha atirou ao lado e o golo Leonino ficou a centímetros de ser uma realidade.

Pouco depois, o Sporting CP criou perigo duas vezes a partir da esquerda. Primeiro, Diaby tentou servir Luiz Phellype, mas a defesa adversária cortou no último momento. Depois, o mesmo Diaby assistiu Bruno Fernandes e o capitão verde e branco, em excelente posição, acertou mal na bola. Pelo meio, o FC Porto teve um golo anulado por fora-de-jogo depois do recurso ao vídeo-árbitro.

O FC Porto marcaria mesmo aos 40 minutos, quando Soares cabeceou para o fundo das redes. Pouco antes, a equipa do Sporting CP queixou-se de um eventual braço na bola por parte de Herrera, mas a equipa de arbitragem decidiu validar o lance.

Sem vontade de ir para o intervalo a perder, os Leões foram à procura do empate e conseguiram esse objectivo aos 45 minutos. Marcos Acuña viu Bruno Fernandes à entrada da área, entregou a bola ao colega e o português rematou para o 1-1. A bola ainda desviou num adversário antes de entrar.

O segundo tempo até abriu com um lance perigoso para o Sporting CP (a defesa azul e branca falhou o corte e Luiz Phellype podia ter facturado, mas não chegou à bola), mas o FC Porto teve algumas oportunidades. A maioria foi protagonizada por Soares, que chegou a acertar no poste.

Apesar do jogo lento, conjunto de Marcel Keizer também queria a vitória e teve uma excelente chance de golo aos 76 minutos. Com um remate forte e colocado, Wendel assustou Vaná. A bola passou muito perto da baliza nortenha. O final dos 90 minutos acabou por chegar sem mais golos, com Renan a contribuir para isso com várias defesas de bom nível. Danilo Pereira, já em tempo de compensação, enviou nova bola ao poste do Sporting CP, mas o 1-1 continuou mesmo intacto.

Seguiu-se o prolongamento e o jogo tornou-se ainda mais mole. Com as equipas a investirem cada vez mais em jogadas individuais e directas, o Sporting CP aproveitou para chegar ao 2-1 aos 101 minutos. Acuña colocou a bola na área, a defesa do FC Porto fez um corte deficiente e Bas Dost apareceu à direta para, ao seu jeito, desviar de forma certeira. Mais uma vez, o Jamor explodiu com a festa verde e branca.

Em desespero, o FC Porto tentou reestabelecer o empate e acabou por fazê-lo, novamente, de cabeça. Desta vez, foi Felipe a bater Renan no último minuto do prolongamento, obrigando a desempate por pontapés de penálti.

Aí, voltou a imperar o Leão. Bas Dost até falhou o primeiro, mas Pepe fez o mesmo para os dragões pouco depois. Ao sexto pontapé de penálti, Renan Ribeiro defendeu a tentativa de Fernando Andrade. Chamado a converter o remate decisivo, Luiz Phellype não falhou e selou a vitória Leonina. A Taça de Portugal foi para Alvalade e o Estádio Nacional sentiu os festejos de dezenas de milhares Sportinguistas.

Sporting CP: Renan Ribeiro, Bruno Gaspar (Tiago Ilori, 64 minutos), Sebastián Coates, Jérémy Mathieu, Marcos Acuña, Nemanja Gudelj (Idrissa Doumbia, 90+3 minutos), Wendel (Jefferson, 105 minutos), Bruno Fernandes, Raphinha, Abdoulay Diaby (Bas Dost, 73 minutos) e Luiz Phellype.
Suplentes não utilizados: Romain Salin, André Pinto e Jovane Cabral.
Treinador: Marcel Keizer.