Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Mário Vasa

Triunfo dá liderança

Por Sporting CP
01 Nov, 2020

Leões vencem CD Tondela por 4-0 com Pedro Gonçalves a assinar um bis

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo, o CD Tondela por 4-0, em jogo da sexta jornada da Liga NOS, alcançando dessa forma a liderança da competição, ainda que de forma provisória.

Sem poder contar com Bruno Tabata e Antunes devido a lesão, Rúben Amorim estreou João Mário a titular e apostou nos regressos de Tiago Tomás e Andraž Šporar ao onze, uma decisão que quase deu frutos logo aos cinco minutos de jogo.

Na sequência de um livre batido do lado direto do ataque, João Mário encontrou Coates completamente sozinho no coração da área, mas o cabeceamento do uruguaio falhou o alvo por escassos centímetros. Logo a seguir, Tomás Tiago tentou a sua sorte com um remate rasteiro, mas a bola saiu à figura do guarda-redes. Bom início de partida por parte dos Leões.

À passagem dos 20 minutos de jogo, o Sporting CP beneficiou de duas oportunidades de perigo quase consecutivas. Primeiro, Pedro Gonçalves ficou muito perto de inaugurar o marcador na sequência de uma excelente jogada de entendimento da formação verde e branca, e logo a seguir foi Nuno Mendes, com um remate forte, a assustar o guarda-redes dos visitantes.

Com total controlo sobre o jogo e sem deixar o CD Tondela sair para o ataque, os Leões jogavam a seu bel-prazer em Alvalade, voltando a ficar muito perto do primeiro golo da noite por intermédio de Pedro Gonçalves. Mais uma vez, Pedro Trigueira afastou o perigo com uma excelente parada.

Já em cima do minuto 45, e depois de inúmeras tentativas por parte dos jogadores da casa, Pedro Gonçalves abriu finalmente o placard ao responder a um cruzamento de Pedro Porro com uma cabeçada certeira ao segundo poste. Bom golo dos Leões – com Pote a marcar pelo terceiro encontro consecutivo - a dar alguma justiça ao marcador depois de uma primeira parte de sentido único.  

No regresso dos balneários, logo aos quatro minutos, Andraž Šporar ganhou terreno no lado direito do taque e, já junto à linha de fundo, assistiu com conta, peso e medida Pedro Gonçalves que, novamente ao segundo poste, rematou para o fundo das redes. Estava feito o 2-0 na partida.      

Praticamente já em cima da primeira hora de jogo, Tiago Tomás aproveitou uma desatenção do guarda-redes do CD Tondela para criar muito perigo, situação que se voltou a repetir segundos depois, com Andraž Šporar a rematar para mais uma grande intervenção de Pedro Trigueira, guardião que vinha assinando uma exibição de encher o olho.

Numa segunda parte em que os Leões sufocaram ainda mais o adversário, os lances de perigo junto à baliza da equipa adversária sucediam-se à medida que o relógio avançava, mas a pontaria dos comandados de Rúben Amorim demonstrava alguma falta de afinação, à semelhança do que já tinha acontecido no primeiro tempo.   

Ainda assim, à passagem do minuto 79, o recém-entrado Nuno Santos assinou um cruzamento teleguiado para os pés de Pedro Porro que, de primeira, estreou-se a marcar com um autêntico tiro. 3-0 para o conjunto verde e branco, um resultado mais do que justo dada a superioridade dos Leões durante toda a partida.   

Já nos minutos finais, Rúben Amorim ainda fez entrar o aniversariante Gonzalo Plata para o lugar de Nuno Mendes, mas seria Andraž Šporar, depois de permitir uma primeira defesa do guarda-redes, a selar o resultado final em 4-0 na recarga.  

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto, Sebastián Coates [C] e Zouhair Feddal, Pedro Porro, João Palhinha (Matheus Nunes, 66’), João Mário, Nuno Mendes (Gonzalo Plata, 85’), Pedro Gonçalves (Jovane Cabral, 80’), Tiago Tomás (Nuno Santos, 67’) e Andraž Šporar