Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Campeão perde dérbi

Por Sporting CP
15 maio, 2021

Leões derrotados à 33.ª jornada da Liga NOS

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, diante do SL Benfica (4-3) em jogo da 33.ª jornada da Liga NOS, sofrendo assim a primeira derrota neste campeonato quando também já é Campeão Nacional.

Rúben Amorim fez várias alterações no onze titular relativamente ao encontro diante do Boavista FC (1-0), apostando em Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, João Pereira – a capitão –, Daniel Bragança, Matheus Nunes, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves, Paulinho e Nuno Santos.

O dérbi começou disputado e manteve-se assim até ao final, com a formação da casa a colocar-se na frente do marcador aos 12 minutos num lance em que Nuno Mendes tentou até à linha evitar o golo e ainda ficou maltratado dentro da baliza.

O Sporting CP respondeu ao golo de imediato, criando duas ocasiões seguidas para empatar a partida, mas sem sucesso e o SL Benfica também foi à procura de aumentar a vantagem.

Com mais descanso nas pernas, a equipa encarnada foi sendo mais pressionante e perto da meia-hora de jogo chegou mesmo ao 2-0 – o lance ainda foi analisado pelo VAR por possível fora de jogo, mas o tento foi validado -, e aos 37 minutos fez o 3-0 na sequência de um canto.

Rúben Amorim, que já tinha colocado Jovane Cabral a aquecer, mandou também João Mário e João Palhinha para o aquecimento porque, acima de tudo e da ‘ressaca’ do título festejado na terça-feira, o Sporting CP precisava de ser mais sólido no meio-campo.

Ainda assim, os Leões ainda conseguiram, aos 45+1 minutos, encurtar a desvantagem. Bom trabalho de Pedro Gonçalves à entrada da área, a fugir a Weigl e Vertonghen, e a rematar para o 3-1 com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, a continuar a correr atrás do prejuízo, mas com um meio-campo diferente, com João Mário e João Palhinha que entraram logo no reinício, saindo João Pereira e Daniel Bragança, o Sporting CP apresentou-se melhor, mas sofreu logo o 4-1 na marca de pontapé de penálti, após falta de Matheus Nunes sobre Grimaldo.

Apesar do duro golpe, os Leões de Rúben Amorim não se intimidaram e responderam de imediato com Pedro Gonçalves a ter o 4-2 nos pés, mas o remate fortíssimo bateu no poste da baliza defendida por Helton Leite.

Aos 62 minutos, também Paulinho dispôs de uma boa ocasião, mas cabeceou à figura e, segundos depois, os Campeões Nacionais fizeram mesmo o 4-2, por Nuno Santos, num remate meio acrobático após receber de Paulinho.

À entrada para os últimos 20 minutos da partida, Rúben Amorim voltou a mexer na equipa, fazendo sair Matheus Reis e entrar Jovane Cabral, e o Sporting CP esteve perto de marcar o terceiro golo logo de seguida. Canto batido por João Mário e Pedro Gonçalves, à entrada da área, rematou fortíssimo, mas a tentativa saiu por cima.

Não foi aos 72 minutos que os Leões fizeram o 4-3, foi aos 77, após falta de Lucas Veríssimo sobre Pedro Gonçalves. Tiago Martins não teve dúvida, marcou pontapé de penálti e ‘Pote’ fez o terceiro golo verde e branco na Luz.

Continuava o Sporting CP a crescer na partida e, pouco depois, na insistência, Pedro Gonçalves voltou a ameaçar novo golo, mas o esférico foi ao ferro. Os Leões foram acreditando noutro resultado e fizeram por isso, mas já não houve mais golos também porque Adán respondeu à altura da qualidade que tem.

Os Campeões Nacionais, que hoje cederam os próprios nomes numa homenagem a Cabo Delgado, voltam a jogar na próxima semana, diante do CS Marítimo, na despedida desta Liga NOS, que os Leões já venceram com todo o mérito e justiça.