Tudo em aberto na eliminatória
12 Nov, 2025
Leoas empatam (1-1) em casa do Glasgow City FC
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta quarta-feira, a um golo na Escócia na visita ao reduto do Glasgow City FC para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Women's Europa Cup.
No Petershill Park, palco do encontro com relvado sintético, e sob o frio escocês, Micael Sequeira operou três alterações nas titulares: saíram Érica Cancelinha, Jeneva Gray e a lesionada Cláudia Neto para as entradas de Madison Haugen, Flor Bonsegundo e Carolina Santiago.
Os primeiros minutos foram divididos e com o ritmo bem elevado. As duas equipas pressionavam e queriam mandar no jogo, com o primeiro emblema a fazê-lo a ser mesmo o Sporting CP, que trocava bem a bola no meio-campo adversário. Com naturalidade, foram as Leoas a cirar a primeira chance: boa jogada pela esquerda e Madison Haugen a atrasar para Telma Encarnação atirar para fora.

Na resposta, Natalia Wróbel atirou ao lado antes de, aos 20', marcar mesmo com um forte remate após a defesa visitante não conseguir afastar o perigo. Na primeira oportunidade clara, o Glasgow City FC fez o 1-0.
A correr atrás do resultado, o Sporting CP voltou a ameaçar aos 29', minuto em que Flor Bonsegundo, ainda fora da área, falhou o alvo, mas assustou. Na baliza oposta, Natalia Wróbel - o elemento mais perigoso da equipa da casa - investiu mais uma vez, mas desta feita saiu por cima.
Até ao intervalo, quem esteve por cima foi o Sporting CP, que se aproximou com perigo da área do Glasgow City FC. Aos 36', por exemplo, Carolina Santiago apareceu com espaço pela direita e procurou assistir alguma colega, mas a bola foi cortada para canto.
A guarda-redes Lee Gibson acabou por ter peso nos últimos instantes da primeira metade, primeiro numa intervenção incompleta após cruzamento venenoso de Carla Armengol e depois, de forma mais vistosa, ao negar um grande golo a Daniela Arques. De longe, a espanhola atirou forte para boa defesa para canto.
Assim, ao intervalo, o 1-0 era algo enganador.

Depois do descanso, o Glasgow City FC até veio mais ofensivo e à procura do segundo. Aos 50', Nicole Kozlova concluiu uma boa jogada com um cruzamento para Emily Whelan finalizar, o que não aconteceu da melhor forma. Logo a seguir, foi Natalia Wróbel a tentar o bis, mas sem perigo.
A partir daí, no entanto, voltou a ser o Sporting CP a comandar e a aproximar-se do golo. Aos 57', e após uma notável insistência, Beatriz Fonseca conseguiu ganhar espaço para rematar... ligeiramente ao lado. Pouco depois, uma ocasião ainda mais espectacular quando Carolina Santiago, de muito longe, ficou a centímetros do golo com um grande tiro. Seria um golaço da jovem avançada.
O empate já era mais do que merecido e, depois de tentativas de Telma Encarnação e Mackenzie Cherry, Micael Sequeira mexeu, colocando Jeneva Gray e Maísa Correia nos lugares de Carla Armengol e Flor Bonsegundo.
Finalmente, a um quarto de hora dos 90', o Sporting CP conseguiu mesmo marcar e de bola parada: canto longo de Daniela Arques e Telma Encarnação, de primeira e sem deixar cair, rematou para o fundo das redes. Grande gesto técnico e fantástico golo da camisola 9.

O golo não relaxou o emblema de Alvalade, que carregou ainda mais sobre as visitadas. Aos 79', Maísa Correia quis dar o golo a Telma Encarnação, mas Lana Golob cortou na hora H e salvou as escocesas. Do outro lado, tímidas ocasiões de Emily Whelan e Natalia Wróbel, sem perigo.
Do banco saltaram Érica Cancelinha, Ana Capeta e Rita Fontemanha para dar energia para o fim (saíram Beatriz Fonseca, Carolina Santiago e Brenda Pérez, respectivamente) e foi Lana Golob, mais uma vez, a tirar o pão da boca a Telma Encarnação na última hipótese para marcar. Assim. o 1-1 prevaleceu.
O próximo jogo das Leoas é, precisamente, a segunda mão desta eliminatória. A recepção ao Glasgow City FC está marcada para a próxima quarta-feira, 19 de Novembro, no Estádio Aurélio Pereira.
Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Beatriz Fonseca (Érica Cancelinha, 84'), Ashley Barron, Mackenzie Cherry, Madison Haugen, Daniela Arques, Brenda Pérez [C] (Rita Fontemanha, 88'), Flor Bonsegundo (Maísa Correia, 73'), Carla Armengol (Jeneva Gray, 73'), Carolina Santiago (Ana Capeta, 84') e Telma Encarnação.
