Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

Team Days promove troca de boas práticas entre futebol de formação e modalidades

Por Sporting CP
27 maio, 2025

Encontro multidisciplinar da formação Leonina contou com partilha de João Coelho

O mais recente encontro dos Team Days, realizado em Reguengos de Monsaraz, voltou a reunir profissionais de diversas áreas do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal para mais uma sessão de partilha, avaliação e crescimento colectivo.

Nestes encontros liderados por Paulo Gomes e Tomaz Morais, co-directores da Academia Cristiano Ronaldo, participam todos os coordenadores das áreas multidisciplinares que integram o Modelo Centrado no Jogador - da Academia em Alcochete ao Pólo EUL, passando pela Coordenação Técnica das AFS (Academias de Formação Sporting).

A iniciativa, que se repete ao longo da temporada, tem como objectivo discutir e consolidar o modelo de formação Leonino, identificar oportunidades de melhoria e reforçar os processos que já demonstram eficácia. A fechar uma temporada de sucesso, alavancada com a estreia de 10 atletas na equipa principal, e num espírito de abertura e aprendizagem interna, esta edição contou ainda com um convidado especial: João Coelho, treinador da equipa sénior masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal.

A escolha de João Coelho como estudo de caso dentro do próprio Clube simboliza o que de melhor os Team Days têm para oferecer - a possibilidade de olhar para dentro, aprender com os pares e valorizar o conhecimento já existente na casa. Assim, e ao longo de cerca de uma hora, o técnico passou em revista as últimas duas épocas e meia à frente da equipa, detalhando o caminho percorrido desde a sua chegada, em meados de 2022, até à conquista do campeonato nacional em 2024/2025.

Focando em temas basilares como a criação de uma identidade para a equipa, a definição de uma estratégia de liderança e a construção de uma mensagem universal por parte de toda a estrutura - "cultura, comunicação, compromisso" - , João Coelho partilhou um percurso com um carácter inspirador e do qual os profissionais do futebol de formação retiraram também ensinamentos valiosos.

Em declarações aos meios Leoninos, João Coelho reconheceu que o convite, que "muito o honrou", trouxe uma carga extra de desafio a uma temporada encerrada com brilhantismo.

"Estar aqui é um desafio, mais do que um reconhecimento. O convite do professor Tomaz Morais muito me honra, mas é um teste. É muito mais fácil estar a conduzir um treino ou um jogo do que vir aqui falar para profissionais desta qualidade", brincou.

"É, sobretudo, uma excelente experiência para mim, até porque podemos recolher diversas opiniões e perspectivas, que nos fazem pensar e questionar. Isso, para o nosso processo, é óptimo", acrescentou ainda, antes de se juntar à restante comitiva para um passeio de barco no Alqueva.

Para João Coelho, esta troca de experiências não beneficia apenas o futebol de formação - também o voleibol ganha com a partilha e com as questões a partir dela levantadas.

"Falamos com diversos profissionais de estruturas multidisciplinares mais numerosas, com muito mais experiência, que nos podem ajudar a ajustar rotinas e metodologias. Estas experiências são incríveis porque nos permitem crescer em termos profissionais. Não temos assim tantas oportunidades de falar com outros colegas, porque estamos tão focados no dia-a-dia, no treino e na competição… por isso, momentos como este são sem dúvida uma mais-valia", reforçou.

João Coelho deixou ainda em aberto a possibilidade de 'inverter o processo' e visitar, juntamente com os seus atletas, os meandros da Academia Cristiano Ronaldo, numa troca que acredita frutífera também para o espírito vencedor do seu grupo de trabalho.

"É um passo que ainda não conseguimos dar nestes dois anos e meio, mas não enjeitaremos essa possibilidade. A matriz do Clube está ligada à formação e se os atletas puderem conhecer ao detalhe como esse processo é feito, mais além da história, será certamente uma experiência impactante. A construção de uma equipa competitiva, que se reveja nos ideais do Clube, tem de respirar esse mesmo caminho", finalizou.

Também Ricardo Correia, Coordenador de Scouting da formação verde e branca que participou pela primeira vez num Team Days, considerou a iniciativa enriquecedora para o trabalho a curto e médio prazo.

"Acredito que estes encontros são extremamente importantes, pois fazemos um balanço da época, analisamos o que correu bem, discutimos pontos a melhorar com espírito crítico e aprofundamos as relações entre áreas que, no dia a dia, se cruzam em diferentes intensidades. Este conhecimento conjunto é fundamental para resolver problemas e melhorar processos", começou por dizer.

"O sucesso desportivo desta época, tanto a nível colectivo - com as conquistas da equipa principal e da equipa B - quanto a nível individual, com a chegada de jovens jogadores à equipa A em diversas competições de nível muito elevado, é fruto de uma máquina que funciona com várias engrenagens multidisciplinares. Concentrar-nos aqui durante dois dias para debater estas questões é essencial para o que ainda falta desta época - e, sobretudo, para preparar a próxima", antecipou.

Ricardo sublinhou ainda o valor da transversalidade e da troca entre modalidades que se unem em pontos comuns. "Somos um só Sporting CP e a intervenção do mister João Coelho demonstra a importância das modalidades e o eclectismo do Clube. Há dinâmicas, princípios e valores que passam de umas modalidades para as outras; até questões de liderança, treino e estudos científicos que são aplicáveis em várias áreas", sublinhou, desvendando quais os pontos onde se sentiu mais inspirado pela apresentação do técnico.

"Na minha equipa de recrutamento, por exemplo, identifiquei-me com a ideia de responsabilidade e autonomia da equipa técnica do mister. São reflexões que também aplico à minha área de trabalho", garantiu. Por fim, destacou uma das ideias mais fortes partilhadas por João Coelho.

"O mister falou sobre a importância de dar a conhecer aos jogadores o Clube que representam, e nós, no futebol de formação, estamos completamente de acordo com esse pilar. Um jogador, ou um recurso humano, não pode vir só por vir; tem de querer vir, tem de saber a responsabilidade que é vestir esta camisola. Basta olhar para os festejos em massa do bicampeonato e da dobradinha: representar o Sporting CP exige responsabilidade e capacidade de lidar com a exigência".

Mais do que um encontro de balanço e planeamento, os Team Days são também um espaço de convívio e de fortalecimento de laços. Continuam a afirmar-se como momentos de inspiração, onde a partilha se transforma em crescimento individual, colectivo e estrutural.