Tiago Teixeira: "Controlámos completamente o jogo"
27 Fev, 2024
Reacção do técnico após o empate frente ao FC Vizela
No rescaldo do empate frente ao FC Vizela (1-1), que colocou fim à melhor série de triunfos (5) da equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal, o treinador Tiago Teixeira reconheceu que os Leões tiveram pela frente “um jogo muito difícil contra um rival forte fisicamente e com o vento a condicionar”, mas frisou também a superioridade e qualidade demonstrada pela sua equipa.
“Na primeira parte estivemos contra o vento e, mesmo assim, conseguimos controlar completamente o jogo com muita posse de bola, apesar de termos tido alguma dificuldade em entrar na última linha. Acabámos por não fazer muitos remates, mas controlámos completamente o jogo”, começou por dizer o técnico em declarações prestadas à Sporting TV.
“A segunda parte foi diferente, chegámos muitas vezes perto da área e criámos várias ocasiões para marcar. O FC Vizela praticamente abdicou de jogar e perdeu muito tempo, mas tentámos lutar contra isso. Reagimos - e realço a capacidade da equipa a dar a volta a estas situações -, empatámos e podíamos ter feito o 2-1 duas ou três vezes. Temos de ser mais eficazes”, apontou.
Tiago Teixeira explicou também a forma como o Sporting CP tentou encontrar espaços na estrutura do FC Vizela, que se apresentou com um bloco muito baixo e mais focado em defender.
“Muitas vezes atraíamos por dentro para jogar fora ou vice-versa. Além disso, jogando com o Lucas [Anjos] e o [Rodrigo] Marquês conseguimos segurar mais os três centrais e trabalhar por aí. Tentámos tudo, os jogadores tiveram excelente atitude, muito melhor do que no último jogo”, afirmou, salientando a forma como os Leões se bateram perante um adversário bastante físico.
“Estamos habituados pois já defrontámos várias equipas neste registo, algumas a jogar com linhas de cinco ou até seis atrás. Temos soluções para sair desse jogo físico e temos sido cada vez mais eficazes nisso. Os jogadores têm evoluído nesse aspecto e estão cada vez melhor. Hoje não fomos tão eficazes quanto pretendíamos, mas estamos satisfeitos com muito do que fizemos”.
Já Rafael Besugo admitiu que o empate “sabe a pouco” porque a equipa foi “atrás do resultado”.
“Tivemos de mudar alguns aspectos que não estavam tão bem na primeira parte, até porque apesar de termos controlado o jogo não fizemos remates à baliza. Viemos para a segunda parte com outra mentalidade e outra táctica, tivemos uma reacção forte ao golo sofrido e fomos para cima deles, mas no final não chegou. Ainda assim, mostrámos que devíamos ter ganho”, referiu.
Apesar do empate, o médio realçou o orgulho que sente no plantel e nos colegas de equipa, considerando que estes “lutaram sempre até ao último minuto”. “Sinto exactamente o mesmo orgulho que sentia até aqui, e se calhar até mais porque quem entrou em campo fê-lo bem. Todos mostraram que merecem jogar e somos uma família, é nestes jogos que se mostra isso”.