Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Até à última gota de... classe

Por Jornal Sporting
22 Set, 2018

Na Rússia, o Sporting CP virou a desvantagem de 18-22 para um triunfo por 23-22, com o golo da vitória a ser marcado por Carlos Ruesga

Ficará eternamente guardada nos pergaminhos da secção de andebol o triunfo deste sábado (22 de Setembro) no Sport Hall 'Olimpiyskiy' Chekhov, a casa dos russos do Medvedi. 

Na segunda jornada do grupo C da VELUX EHF Champions League, o Sporting CP venceu a formação orientada por Vladimir Maksimov por 23-22. E se à primeira vista este é um resultado 'chamativo', imagine-se que foi alcançado pelos bicampeões nacionais depois de, a 14 minutos do final do encontro, estarem a perder por 18-22. Porque este é um filme que merece ser contado na ordem inversa, saiba que foi Carlos Ruega, no último segundo do intenso duelo, a oferecer a vitória aos verdes e brancos, através de um remate impressionante que enganou a densa barreira de jogadores do Medvedi. 
 
Agora que já abrimos a 'caixa de pandora', é importante referir que o Sporting CP foi para o intervalo em desvantagem (10-14), após uma primeira parte pouco conseguida a nível defensivo. As entradas de Skok, para a baliza, e de Chiuffa, para o lado direito do ataque, dinamizaram a equipa na etapa complementar, menos errática no capítulo do contra-ataque e melhor posicionada no momento em que precisou de travar as investidas contrárias. Pedro Valdés e Ivan Nikcevic rubricaram exibições de altíssimo nível, sendo que Chiuffa leva na bagagem o estatuto de melhor marcador de ambas as formações (seis golos marcados). 
 
Apesar da notória melhoria na segunda parte, os leões perdiam por 18-22 quando faltavam 14' para o último apito. Seguiu-se um período de oito minutos (!) sem qualquer alteração no marcador, quebrado com um remate assertivo de Chiuffa. Até ao empate (22-22), só o Sporting CP concretizou, tendo Skok um papel crucial na baliza leonina. 
 
A 10 segundos do término, Hugo Canela solicitou uma pausa técnica de forma a organizar a última posse de bola. No trabalho de pivô, Tiago Rocha 'arrancou' uma falta à entrada da área, que Carlos Ruesga concretizou de forma absolutamente brilhante perante a densa barreira de jogadores do Medvedi - só o central espanhol saberá por onde o esférico passou... 
 
Na Rússia, festejou-se a reviravolta histórica e a segunda vitória consecutiva na mais importante prova de clubes da modalidade. Com este resultado, os comandados de Hugo Canela ocupam o primeiro lugar do grupo (quatro pontos), antes da recepção aos dinamarqueses do Bjerringbro-Silkeborg, segundos classificados, agendada para as 18h30 do próximo sábado (29 de Setembro).