Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Quero terminar a carreira no Sporting CP"

Por Sporting CP
22 Out, 2020

Considerada a mulher mais rápida de Portugal, Lorène Bazolo aproveitou a renovação de contrato para recordar os melhores momentos vividos de Leão ao peito

Lorène Bazolo, atleta dos 100 e 200 metros, acaba de renovar contrato com o Sporting Clube de Portugal. Em entrevista, a atleta mostrou-se muito satisfeita por continuar ao serviço do emblema que representa desde 2014.

“Estou muito contente por renovar porque foi aqui que cresci como atleta”

“Estou muito contente por renovar porque foi aqui que cresci como atleta, já representei várias vezes o Sporting CP e Portugal ao mais alto nível. Acho que foi por isso que o Clube quis que eu continuasse”, começou por dizer, recordando o processo de naturalização iniciado depois de ter chegado a Portugal oriunda da República do Congo, país que abandonou em litígio com a federação de atletismo local.

“Não foi fácil porque aos olhos da lei temos de esperar três anos para provar que estamos a viver em Portugal e só depois é que consegui pedir a naturalização, mas há burocracias e outras coisas que não foram fáceis. Ainda assim, e com a ajuda e o apoio do Sporting CP, consegui naturalizar-me em 2016”, contou.

Ainda antes de esta questão ter sido ultrapassada, Lorène Bazolo esteve cerca de dois anos sem poder competir, uma situação que lhe exigiu “muita paciência” e que foi amenizada apenas pelo sonho da presença nos Jogos Olímpicos (JO).  

“Além de estar ausente das competições internacionais, também não podia ir às finais dos campeonatos nacionais porque ainda não era portuguesa. Não é fácil para um atleta gerir isso porque estamos parados, mas temos de ter paciência. Foquei-me no objectivo que tinha de representar Portugal e o Sporting CP e ir aos JO do Rio de Janeiro”.

Já com nacionalidade portuguesa, a velocista, de 37 anos, acabou mesmo por garantir a tão desejada presença nos JO de 2016, algo que espera repetir em 2021, em Tóquio.  

“O meu principal objectivo é conseguir atingir as marcas de qualificação para os Jogos Olímpicos”

 “O meu principal objectivo é conseguir atingir as marcas de qualificação e não me focar tanto na classificação – estou focada e a trabalhar para isso. Também quero melhorar a minha marca em pista coberta, mas o meu principal objectivo é mesmo conseguir chegar à meia-final dos JO”, assegurou.

Ao longo dos seis anos em que tem vindo a representar os Leões, a atleta verde e branca revelou-se uma máquina de bater recordes e conquistar medalhas, com especial destaque para os triunfos na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 2016 e 2018.

 “Foram momentos bonitos porque consegui representar bem o Sporting CP e dar pontos nos 100 m, 200 m e nas estafetas. Ainda assim, em 2018 tivemos um susto nas estafetas porque ganhámos a prova, mas depois fomos desqualificadas. Isso mexeu muito comigo e com a equipa, mas como somos muito focadas e trabalhadoras, sabemos o que fazer em pista. A equipa estava unida e no final conseguimos ganhar as provas e ser campeãs da Europa”, recordou.

“O meu melhor momento aqui foi fazer a minha melhor marca e bater o recorde nacional de Portugal”

Ainda assim, Lorène Bazolo lembra que há muitos outros momentos que recorda com carinho. “Consegui fazer a minha melhor marca aqui e bati o recorde nacional de Portugal. Acho que foi o meu melhor momento, até porque não estava à espera de o conseguir. Pensava apenas em bater a minha marca pessoal e fazer o melhor resultado possível. Quando acabei a prova nem sabia de nada, o meu treinador chegou ao pé de mim e disse-me que tinha acabado de bater o recorde nacional. Fiquei surpreendida, mas muito contente”, afirmou, revelando que o seu “principal segredo é o trabalho”.

Licenciada em administração de empresas e com mestrado em finanças, a corredora olha agora para o futuro, até porque, com o regresso aos treinos, a exigência volta a ser máxima. 

“O início de época é sempre difícil porque exige sempre muito trabalho de resistência, mas já estou habituada a isso. Por causa da pandemia, não foi fácil, mas consegui aproveitar as férias para voltar mais forte”, frisou.

“Foi aqui que fui feliz e penso que é justo terminar a minha carreira aqui”

Por fim, a corredora Leonina agradeceu “ao Sporting CP e a todas as pessoas que apoiam” o atletismo verde e branco, revelando ainda que é seu desejo terminar a carreira no Clube Leonino. “É a minha ambição. Foi aqui que fui feliz e penso que é justo terminar a minha carreira aqui”, concluiu.