Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sporting CP surpreendido pela UD Oliveirense

Por Sporting CP
22 Mar, 2024

Desaire por 73-85 na 18.ª jornada da Liga de basquetebol

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e perdeu frente à UD Oliveirense, por 73-85, na 18.ª jornada da fase regular da Liga.

Melhor início de jogo dos Leões de Pedro Nuno Monteiro, que conseguiram uma vantagem de 13-7, graças a um basquetebol variado e concretizações tanto na zona mais interior, como através dos triplos de Marcos Lovett Jr.

Aos 18-13, com mais um triplo de Lovett pelo meio, o Sporting CP mostrava a sua melhor face do jogo e elevava o nível, com a UD Oliveirense a não se ficar, com uma reacção forte que levou o marcador até aos 18-24. Nessa fase, a equipa do Sporting CP começou a forçar muito os lançamentos, a falhar vários triplos e a não se impor no jogo interior, com lançamentos de menor probabilidade de sucesso.

No final dos primeiros dez minutos, o Sporting CP perdia por 22-27, com algumas jogadas até de tiro aberto e em que a bola rodou bem entre os jogadores Leoninos, mas sem entrar no cesto da UD Oliveirense.

No segundo quarto, foi o Sporting CP a entrar melhor, com quatro pontos consecutivos (bandejas de Michael Moore e de Eddie Ekiyor), mas o menor acerto nos lançamentos longos da parte dos Leões em relação à equipa de Oliveira de Azeméis fez-se sentir, com uma nova pausa, desta vez pedida pelo Sporting CP, que procurava travar um novo bom momento da UD Oliveirense, com cinco pontos consecutivos e Wesley Washpun a evidenciar-se nos lançamentos longos.

Com pouco mais de três minutos e meio para jogar até ao intervalo, a vantagem da UD Oliveirense esteve nos dez pontos (30-40), com nova fase de boa reacção Leonina, ilustrada num excelente ‘alley-hoop’ de Marcus Lovett Jr para um afundanço de Michael Moore para colocar o marcador nos 34-40, o que levou o técnico dos visitantes, João Figueiredo, a pedir um desconto de tempo.

O jogo ficou cada vez mais animado, mas com algumas precipitações dos dois lados do campo, mas o Sporting CP conseguiu condicionar cada vez mais os ataques da equipa visitante e as entradas para o cesto dos jogadores Leoninos iam também forçado a formação da UD Oliveirense a cometer faltas que levavam os jogadores Sportinguistas a irem para a linha de lance livre e reduzirem a diferença, que estava num resultado de 41-44 ao intervalo.

No terceiro quarto, dois lances livres de Marvin Clark Jr deixaram o Sporting CP a dois pontos de distância, seguindo-se o empate a 45, com um afundanço de Ekiyor, após desfazer um bloqueio e responder a uma assistência de Lovett Jr. Mantinha-se um problema (a baixa taça de acerto nos triplos), pois defensivamente o Sporting CP estava a melhorar muito, bem como na luta das tabelas, sobretudo na atacante, com Ekiyor a ganhar ressaltos e a converter. Além disso, a equipa verde e branca obrigava a UD Oliveirense a ‘extra’ passes que reduziam o sucesso das acções ofensivas.

A uma melhor fase seguiu-se outra de algum ‘ocaso’ dos Leões, com uma ‘distracção’ nas tabelas e uma falta sobre um triplo que originou nova vantagem de sete pontos da equipa da UD Oliveirense, respondida por Ekiyor, o jogador de rendimento mais constante na equipa verde e branca. O número de ‘turn-overs’, ou seja, perdas de bola sem lançamento do Sporting CP voltou, mas também apareceu o jogo interior Leonino em bom plano, através de Ekiyor e de Youssuf. Com 3’42 para jogar no terceiro quarto, o Sporting CP reduziu a desvantagem para apenas um ponto (55-56), o que levou a um desconto de tempo da UD Oliveirense, fruto do crescimento de jogo da formação de Alvalade.

Num jogo em que com o passar dos minutos cada vez mais as defesas se superiorizavam aos ataques e havia uma baixa eficácia ofensiva de ambos os conjuntos, a diferença pontual era curta (entre três e cinco pontos), mas sempre com a UD Oliveirense na frente, com o coração a falar mais alto do que a razão nas duas equipas. No final do terceiro quarto, a UD Oliveirense vencia por 56-61.

Os visitantes começaram o quarto quarto com um triplo (56-64), desvantagem que começava a ser perigosa para a equipa Leonina, em que Ekiyor era o jogador mais certeiro do lado verde e branco. A formação forasteira conseguiu uma vantagem superior a dez pontos (58-69) com 8’26 para jogar no quarto quarto e sem que a equipa Sportinguista conseguisse encontrar o melhor caminho para o cesto adversário, nomeadamente nas tentativas de três pontos. Com 7 minutos e 3 segundos para jogar, a UD Oliveirense conseguiu a maior vantagem no jogo (14 pontos) e a missão da equipa Leonina afigurava-se cada vez mais difícil, como se comprovaria pelos minutos seguintes, com o resultado a avolumar-se para o lado da UD Oliveirense, muito eficaz nos triplos, uma das áreas do jogo em que a equipa visitante foi melhor do que o Sporting CP. Um triplo de Ekiyor, a 4’46, aproximou’ um pouco os Leões no marcador (mas ainda acima dos dez pontos), só que um triplo logo na resposta de Wesley Washpun colocou praticamente o ponto final na partida e no vencedor. Já com menos de quatro minutos para jogar e uma diferença de 15 pontos (67-82), Loncovic ainda conseguiu dois lançamentos consecutivos para o 73-83, mas já havia apenas um minuto e 45 segundos para jogar e a UD Oliveirense acabaria por triunfar por 73-85, num jogo que não correu de feição ao Sporting CP. 

Sporting CP: Temidayo Yussuf, Michael Moore, Eddi Ekiyor, Litos Cardoso, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C], Marvin Clarck Jr, Salvador Gomes, Diogo Araújo, André Cruz, Marcus Lovett Jr e Denilson Tavares.