Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Guten Morgan Sporting CP

Por Sporting CP
12 Nov, 2025

Transcendental vitória da equipa Leonina por 78-75 frente ao Rasta Vechta, com recuperação de 14 pontos no marcador nos últimos dez minutos

A equipa de basquetebol do Sporting CP conseguiu uma espectacular vitória esta quarta-feira por 78-75 frente ao Rasta Vechta da Alemanha, na 5.ª jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup, com uma recuperação fenomenal e para perdurar no tempo da formação de Luís Magalhães.

Um triplo de Malik Morgan a cinco segundos para o final (para o 76-75), operou a reviravolta completa no marcador, quando o Sporting CP tinha entrado para os últimos dez minutos a perder por 51-65.

E sendo perante uma equipa alemã, assim se explica a adaptação do típico Bom dia na língua germânica – o Guten Morgen, para um Guten Morgan, tamanha a influência desse triplo por parte do extremo Malik Morgan na sensacional vitória Leonina.

Foi notável a reviravolta da formação verde e branca, que nunca deixou de acreditar e literalmente deixou o melhor para o fim.

O Sporting CP entrou bem, com os dois primeiros pontos de Francisco Amarante, e depois para um 8-2, fruto de boas entradas para o cesto do capitão, Diogo Ventura. Mas a formação germânica foi recuperando no marcador, até empatar a doze pontos, com o Sporting CP a começar a ter algumas perdas de bola sem lançamento.  

Harden-Hayes em dois contra-ataques deu nova vantagem (16-12) ao Sporting CP, mas a equipa Leonina saiu a perder do primeiro quarto por 20-24, com dificuldades em lidar com as entradas para o cesto de Alonzo Verge.

O primeiro triplo do Sporting CP só aconteceu no segundo quarto, por Malik Morgan par o 25-31, mas Verge dava cartas no ataque germânico, por ser um atleta imprevisível pela técnica e porque ‘dividiu’ as marcações Leoninas para dar espaço a lançamentos abertos.

Um espectacular afundanço de Malik Bowman na ‘cara’ de um defensor alemão fez o 32-47, mas 34-47 era o resultado no final do segundo quarto.

Um triplo de Herkenhoff, bom atirador da equipa germânica fez o 34-50 e a missão Leonina parecia que ia ficando cada vez mais impossível. Os primeiros pontos do Sporting CP no terceiro quarto foram de Brandon Johns.

Depois uma jogada de cesto e falta convertidas por Malik Morgan fizeram o 39-52, numa fase em que a equipa Leonina defendeu melhor, com menos espaço para as penetrações de Alonzo Verge e de Tevin Brown. Havia a esperança de a equipa Leonina baixar a barreira dos dez pontos de diferença, mas isso tardava um pouco a acontecer.   

Um grande triplo de Stephan Swenson derrubou’ essa barreira dos dez pontos para os 50-58, com 2’19 para jogar no terceiro quarto, o que motivou um desconto de tempo da formação alemã, que regressou da pausa com um triplo anotado por Lloyd Pandi.

 51-65 era o resultado no final do terceiro, quarto, com as dificuldades de lançamento nos instantes finais dos terceiros 10 minutos a não abrirem caminho a uma recuperação mais efectiva no marcador.

Último quarto para a história

O Sporting CP entrou bastante bem no último quarto, com sete pontos consecutivos, cinco deles de Diogo Ventura (uma entrada para o cesto e um triplo) e doi pontos de Rui Palhares para o 58-65, uma boa recuperação dos comandados de Luís Magalhães.

60-66 com dois lances livres transformados por Harden-Hayes animaram ainda mais os Leões, mas a vontade de encostar no marcador estava a ser atraiçoada por menos eficácia do Sporting CP nos lançamentos.   

60-73 com 5’04 para jogar prenunciavam uma tarefa bem difícil para o Sporting CP ganhar o jogo, até porque as tentativas de triplos teimavam em não entrar, embora os Leões tivessem conseguido um mini-parcial de 6-0 para o 66-73. O problema parecia ser a falta de tempo – só havia 1’36 para jogar e sete pontos para recuperar era uma ‘montanha difícil de escalar’.

Um grande triplo de Claude Robinson fez o 71-73 com cerca de 50 segundos para o final e aproximou os Leões, mas dois lances livres de Alonzo Verge, o melhor jogador da equipa alemã deixou o Sporting CP a duas posses de bola. O Sporting CP foi recuperando, com Morgan bem a engrar para o cesto e um brutal triplo de Malik Morgan pôs o Sporting CP na frente a 76-75 com cinco segundos e seis centésimos para o final.

Uma péssima reposição de bola da equipa germânica deixou a formação verde e branca mais próximo da vitória, com uma falta sobre Swenson a meter o base Leonino na linha de lance livre.  O canhoto concretizou um lançamento, falhou o outro, mas a bola sobrou para Harden Hayes que sofreu falta, a colocar o norte-americano na linha de lance livre, com 77-75 no marcador e um segundo e nove centésimos para jogar.  

O extremo concretizou um dos lances livres e o jogo terminou com uma estrondosa e notável vitória do Sporting CP por 78-75, com um último quarto arrebatador do conjunto de Luís Magalhães.   

O Sporting CP só depende de si próprio para a qualificação rumo à próxima fase da FIBA Europe Cup. Uma vitória sobre o CS Valcea, da Roménia, na próxima jornada, no Pavilhão João Rocha, garantiria esse objectivo para a equipa verde e branca. Está muito próxima a equipa de Luís Magalhães desse objectivo.    

Sporting CP: Brandon Johns Jr, Uwais Razaque, Malik Bowman, Maleeck Harden-Hayes, Miguel Correia, Rui Palhares, Francisco Amarante, Claude Robinson, Diogo Ventura [C] , João Fernandes, Malik Morgan, Stephan Swenson.