Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Esteban Guerrero é Leão

Por Sporting CP
23 Mar, 2022

Internacional espanhol reforça futsal

Esteban Guerrero é a mais recente cara nova no plantel masculino de futsal do Sporting Clube de Portugal, juntando-se de imediato às opções de Nuno Dias. O ala/pivô de 27 anos alinhava no KPRF Moscovo, onde levava 16 jogos e 11 golos, porém devido à invasão russa da Ucrânia rescindiu unilateralmente o seu contrato ao abrigo do acordo entre FIFA e UEFA, que dá essa possibilidade aos jogadores estrangeiros, até ao dia 7 de Abril, que actuem em algum desses dois países.

Natural de Barcelona, Esteban Guerrero é internacional espanhol, tendo estado presente no último Europeu da modalidade. Além disso, nos mais recentes Futsal Awards – dominados pelos Leões - foi considerado o oitavo melhor jogador do mundo, após ter sido um dos principais responsáveis pela época histórica do Levante UD em 2020/2021, tendo marcado 25 golos em 37 partidas.

No Pavilhão João Rocha, o novo futsalista dos Campeões Europeus e Nacionais prestou as suas primeiras declarações já de Leão ao peito, garantindo aos meios de comunicação do Clube que "não podia dizer que não" ao Sporting CP. "Quando tive a oportunidade de sair da Rússia, tive propostas de Espanha, mas surgiu o Sporting CP e não tive nenhuma dúvida. É um clube que está a fazer as coisas muito bem, não só agora, mas já há algum tempo e esse trabalho está a dar os seus frutos. É uma equipa onde queria jogar e não podia dizer que não", revelou o novo camisola 44 do emblema de Alvalade durante a sua apresentação.

Esteban Guerrero realçou ainda que a primeira impressão tem sido "muito boa", junto dos seus novos colegas de equipa, mas também do treinador Nuno Dias, que "foi outra das razões para vir", reconheceu. "Estou muito feliz e desde o início que me senti muito apoiado por todos. Os jogadores mandaram-me logo mensagens a dizer que se precisasse de alguma coisa só tinha de dizer. São muito boas as sensações, é como se já estivesse aqui há muito tempo. Está a ser muito bom e estou muito feliz", destacou o futsalista espanhol, antes de falar também sobre a vontade de trabalhar às ordens do melhor técnico do mundo.

"Quero melhorar e crescer, tenho 27 anos ainda, por isso é uma grande oportunidade. Ele ligou-me, disse que me queria e tudo se tornou mais fácil. Falo muito com ele, já fiz dois treinos e estou a gostar muito dos movimentos e do trabalho que está a ser feito", adiantou Esteban Guerrero.

O internacional espanhol chega a Alvalade com os Leões em todas as frentes: líderes no campeonato, em prova na Taça de Portugal e prestes a disputar a final four da UEFA Futsal Champions League. Ciente da ambição verde e branca, o ala/pivô também alinhou os seus objectivos de verde e branco. "[O Sporting CP] tem uma estrutura muito boa e ainda quer crescer mais, por isso para mim é uma grande oportunidade para continuar a evoluir. O Clube está numa trajectória muito boa e, se vim, tenho de a acompanhar. No ano passado ganharam tudo, por isso esta época tem de ser igual", sublinhou, enaltecendo, de seguida, o seu entusiasmo por poder estrear-se na melhor competição de clubes do futsal europeu e logo na final four.

"Nunca a joguei, estou muito entusiasmado e acho que vim para a equipa que tem mais hipóteses de a ganhar. Ainda assim, quero adaptar-me e temos de trabalhar muito para ganhar", referiu, antes de se apresentar enquanto jogador: "Jogo há uma temporada e meia como pivô e acho que me adaptei bem e rápido. Aprendi muito com outros jogadores e acho que tenho a capacidade para marcar, ser rápido, forte e defender bem. Também posso jogar na ala".

A aventura na Rússia era a sua primeira experiência internacional, depois de ter jogado sempre no competitivo futsal espanhol, onde representou FC Barcelona, CFS Servigroup Peñíscola e ainda Fútbol Emotion Zaragoza antes do Levante UD. "Em Espanha trabalha-se bem tacticamente e na Rússia acho que foi bom para mim o jogo de maior contacto. É mais duro e pude melhorar esse aspecto, acho que agora sou um jogador mais completo e posso ajudar aqui. O campeonato português é forte e também há muito contacto", considerou.

Por fim, Esteban Guerrero dirigiu-se directamente aos Sportinguistas: "Sou um jogador que vai dar tudo por esta camisola e quero dar-lhes muitas alegrias. Vamos tentar ganhar tudo o que há para ganhar".