Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Frederico Ferreira

Rumo às meias-finais da Taça da Liga

Por Sporting CP
18 Jan, 2024

​Futsal bate AD Fundão por 4-1 e segue em frente na prova

A equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal apurou-se para as meias-finais da Taça da Liga, esta quinta-feira, ao derrotar a AD Fundão por 4-1 no jogo dos quartos-de-final.

Disputada na Póvoa de Varzim, a final eight da prova arrancou da melhor forma para os Leões, que assinaram uma exibição tranquila e marcada por um domínio total. O Sporting CP foi sempre muito superior à AD Fundão, que não teve argumentos para contrariar o intenso caudal ofensivo verde e branco e, apesar de ter resistido até ao golo do 1-0, foi apenas uma questão de tempo.

Sem Sokolov, Pauleta e Bernardo Paçó, que ficaram de fora das opções, o técnico Nuno Dias viu a sua equipa pegar na batuta do encontro desde muito cedo. Os Leões assumiram a iniciativa e foram coleccionando oportunidades por intermédio de Alex Merlim, Taynan, Tomás Paçó e Tatinho, reforço de Inverno que se estreou na convocatória, mas não estava fácil apontar o 1-0.

Após muita insistência, e já com dez minutos decorridos, chegou finalmente o merecido primeiro golo da partida. Quando os adversários pensavam que Alex Merlim ia bater um livre na direcção da baliza, o ítalo-brasileiro tocou para o lado e serviu Tomás Paçó, com o internacional português a rematar de primeira e a deixar o guarda-redes pregado ao chão. Estava assim feito o primeiro.

Mesmo em vantagem, os Leões não desaceleraram e as ocasiões continuaram a suceder-se. Pany Varela viu o 2-0 ser-lhe roubado em cima da linha e Zicky Té também ficou perto de marcar - com a AD Fundão a ter a sua única situação para restabelecer o empate pelo meio -, mas acabou por ser Tomás Paçó a bisar, aos 18’, após ultrapassar dois adversários e encostar com classe: 2-0.

A 27 segundos do intervalo, o guarda-redes Obina, da AD Fundão, foi expulso com vermelho directo após a intervenção do VAR, por mão na bola, o que deixou o Sporting CP com mais uma unidade. Os momentos finais da primeira parte foram então de cerco co conjunto adversário, que acabou por não resistir e viu, já em cima da buzina, Zicky Té assinar o 3-0 antes do descanso.

No regresso dos balneários, o filme da primeira parte repetiu-se. Muito superiores, os Leões foram criando oportunidades umas atrás das outras e andaram sempre muito próximos da área contrária, mas revelaram pouca eficácia na finalização e, desta feita, foi a turma do Fundão, logo na primeira situação de que dispôs, a diminuir a desvantagem aos nove minutos por Lucas Rocha.

Apesar de nos momentos seguintes a formação de Nuno Couto ter acreditado que ainda seria possível levar algo da partida, rapidamente essa ideia caiu por terra. Isto porque, apenas três minutos volvidos, aos 12’, Alex Merlim fez o 4-1 num lance bem ao seu estilo, flectindo para o centro do terreno antes de aplicar um remate seco que não deu qualquer hipótese de defesa.

Na recta final do desafio, a AD Fundão deu tudo por tudo ao apostar no 5x4 (guarda-redes avançado), mas quase não conseguiu incomodar o guardião verde e branco Henrique Rafagnin.

O Sporting CP segue assim para as meias-finais da Taça da Liga, onde terá pela frente o CR Leões de Porto Salvo num jogo agendado para este sábado, dia 20 de Janeiro, a partir das 17h00.

Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], Tomás Paçó, João Matos [C] e Alex Merlim e Taynan; Gonçalo Portugal [GR], Tatinho, Zicky Té, Diogo Santos, Hugo Neves, Wesley, Pany Varela e Tiago Macedo