Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP premeia Leoas com Bolsas de Mérito

Por Sporting CP
30 Set, 2023

Jovens do futebol feminino distinguidas pelo desempenho escolar

Quatro jogadoras do futebol de formação feminino do Sporting Clube de Portugal receberam, na sexta-feira, Bolsas de Mérito escolar, no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade, sendo premiadas pelos resultados académicos alcançados e pela sua assiduidade aos treinos.

Organizada em parceria com o main sponsor do futebol feminino, a AE Economics, a primeira edição desta cerimónia, que visa premiar as melhores alunas das equipas sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19 Leoninas, contou com a presença do presidente do Conselho Directivo do Sporting CP Frederico Varandas, da directora-geral do futebol feminino Margarida Batlle y Font, do director do futebol de formação Tomaz Morais e também do fundador da AE Economics Ximenes Abreu.

Além deles, não quiseram faltar ainda as capitãs da equipa principal Leonina, Ana Borges e Rita Fontemanha, todas as jogadoras entre as sub-11 e as sub-19 acompanhadas pelos seus encarregados de educação, bem como os treinadores principais da formação (sub-11, sub-13, sub-15, sub-19 e equipa b), as capitãs da equipa B e as team manager do futebol formação.

A tarde arrancou com uma breves palavras de Margarida Batlle y Font sobre os valores do Clube, seguindo-se a vez de Aida Ramos, técnica pedagógica do futebol de formação, e de Luís Deus, coordenador regional das UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) de Lisboa e Vale do Tejo a explicarem às cerca de 250 pessoas presentes o posicionamento do Sporting CP em relação à importância do trajecto escolar de cada jogadora e também a ligação do Clube com a comunidade escolar. Isto, antes de Frederico Gonçalves, coordenador do futebol de formação feminino, tomar a palavra com o intuito de fazer um balanço académico da última temporada.

Os prémios foram depois entregues um a um, com a mais nova das distinguidas, Teresa Catela, que integra o plantel das sub-11, a mostrar-se surpreendida por ter sido a eleita na sua equipa.

“Fiquei muito nervosa porque não estava à espera, mas foi muito bom receber este prémio. Agora espero consegui-lo mais vezes”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, ela que já tem definido o que gostaria de seguir em termos profissionais caso o seu futuro não passe pelos relvados. “Se não conseguir fazer carreira no futebol, quero ir para médica”, atirou.

Outra das distinguidas, Maria Charruadas, das sub-13, revelou que “achava que seria uma colega a premiada”, mas não escondeu a satisfação por ter sido escolhida. “Não estava à espera, mas sinto-me orgulhosa. Agora que venham mais”, referiu a jovem, acrescentando em seguida: “Vou apoiar as minhas colegas para conseguirem melhores notas e realizarem os seus sonhos”.

Para ter sucesso escolar e merecer este prémio, Maria Charruadas admitiu que é preciso fazer algum esforço. “Não é muito fácil, quando acabo a escola vou para casa fazer os trabalhos de casa e depois estudo um pouco. Costumo fazê-lo sempre com antecedência e não à última hora porque se não depois é muito complicado e distraio-me”, admitiu, ela que também nutre uma paixão especial pela medicina: “Gostava de ser médica cirurgiã, é algo de que gosto muito”.

Por sua vez, Maria Leitão, jogadora das sub-15, disse que receber esta distinção foi gratificante. “Soube bem, fiquei muito contente por estar a ser valorizada pelo Sporting CP. Gostei muito”, sublinhou, admitindo que os sacrifícios para gerir os estudos e o futebol “valem muito a pena”. “Agora ainda valem mais, depois de ter recebido este prémio. Vou esforçar-me cada vez mais”.

Tal como as duas colegas anteriores, Maria Leitão também “gostaria de ser médica”. “É um sonho que sempre tive, mas claro que ser futebolista também está na minha lista”, referiu, revelando a sua estratégia para ter boas notas: “Quando chego a casa estudo antes de ir para a cama e tento aproveitar todos os tempos livres para estudar um pouco antes de ir para os treinos e jogos”.

Nas sub-19, a Bolsa de Mérito foi atribuída a Inês Brilhante Dias, ela que nem quis acreditar quando recebeu o prémio. “Não estava à espera de receber este prémio, disse apenas obrigada no meu discurso porque estava meio perdida. É sempre bom saber que o Sporting CP também dá valor à escola”, realçou, visivelmente satisfeita, garantindo que “todo o esforço vale a pena”.

“Jogar no Sporting CP é incrível, acredito que muitas pessoas gostariam de estar aqui”, lembrou, indicando a chave do sucesso. “Passa por aproveitar bem o tempo e às vezes fazer uns horários mais difíceis”, disse, revelando ter interesse por “comunicação social e relações internacionais”.

Já Frederico Gonçalves, coordenador do futebol de formação de feminino, falou no “culminar de um capítulo da bonita história que o Sporting CP tem vindo a escrever no futebol feminino”.

“O enfoque nos valores meritocráticos assentes na carreira dual permite às jogadoras conciliar o seu percurso académico com o projecto desportivo, através de uma gestão colectiva e de uma relação triangular entre o Sporting CP, a família e a jogadora. Isto obriga-as a serem altamente meticulosas na sua gestão diária, e nós, enquanto clube e estrutura, estamos cá para providenciar os mecanismos e ferramentas que elas necessitam”, considerou o responsável, enaltecendo a importância de os pais estarem alinhados com este processo e que participem.

“O Sporting CP é um clube altamente familiar e no futebol de formação destacamo-nos pela nossa abordagem e proximidade às famílias, que fazem parte do sucesso académico e desportivo das jogadoras. O Clube premeia e valoriza, e hoje nesta cerimónia conseguimos fazê-lo, mas premiámos também o suporte familiar necessário para o sucesso académico das jogadoras”.