João Santos: "Excelente oportunidade para todos nós crescermos"
13 Nov, 2025
Equipa sub-23 do Sporting CP defronta CD Santa Clara, esta sexta-feira nos Açores, às 15h30
A equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal defronta esta sexta-feira o CD Santa Clara, a partir das 15h30 (hora de Portugal continental) para a 13.ª jornada da Liga Revelação e em antevisão à partida para os meios de comunicação do Clube, o treinador João Santos, lançou os dados para o encontro na ilha de São Miguel, com o objectivo de retomar o caminho das vitórias do conjunto Leonino na prova.
“Nos últimos jogos não temos conseguido a vitória, em jogos claramente distintos. O que tem sido constante é o nosso olhar e agarrarmo-nos muito aquilo que é o projecto formativo, que é desenvolver os jogadores, encontrar o espaço adequado para competirem a cada momento e perceber que temos jogadores que participam em distintas provas pelo Sporting CP, falo do Campeonato Nacional de sub-19, da Liga Revelação, da Premier League International Cup, da UEFA Youth League e todo este fluxo é no sentido de encontrar o melhor para cada um dos jogadores, o que pode provocar, por vezes, momentaneamente, alguma instabilidade naquilo que é o processo de treino e de jogo também”.
João Santos relembra que a equipa sub-23 tem sido um espaço aberto e dinâmico de inclusão de atletas no grupo. “Verifica-se isso pela quantidade de jogadores que já estreámos ao longo de toda a época, recentemente jogadores provenientes do plantel de sub-19, que como é óbvio estão a dar um salto qualitativo em termos da competição que enfrentam”.
O técnico nota que a equipa sub-23 do Sporting CP é a mais jovem da prova. “Defrontamos equipas por defeito com uma média de idades francamente superior à nossa e nós, nos últimos dois jogos, desses cinco, conseguimos dois empates que sabem claramente a derrota pelo que produzimos no jogo, fundamentalmente nos segundos 45 minutos, tanto com a UD Leiria, como com o CF Estrela da Amadora aqui em casa em que tivemos números muito expressivos, fundamentalmente no momento ofensivo: posse de bola, entradas no último terço, cruzamentos, remates, finalizações. Teria sido justo ganharmos e por mais de um golo de diferença. Significa que estamos a fazer muita coisa boa em termos de processo e é a isso que nos temos de agarrar para o jogo de amanhã”.
Sobe o adversário desta sexta-feira, João Santos examinou. “O CD Santa Clara tem feito um belíssimo campeonato, criou-nos muitas dificuldades na Academia, é um adversário capaz de apresentar um bloco alto ou baixo em função do resultado e das sensações do jogo. É uma equipa com muita maturidade física, cognitiva, emocional, talvez a equipa que no onze inicial apresenta uma média de idades superior nas equipas da nossa série. Recentemente apareceu mais um ou outro jogador com bastante qualidade e que não jogou na primeira volta contra nós, do ponto de vista individual ofensivo e defensivo vão certamente criar-nos bastantes dificuldades, com bola são uma equipa muito agressiva, muito vertical e intensa e sabemos que o voo, condições climatéricas que vamos encontrar, o relvado, vão ser condicionantes, mas está aqui mais uma excelente oportunidade para todos nós crescermos. Sem dúvida que o jogo vai ser muito difícil para nós, mas para o CD Santa Clara também será”.
Miguel Almeida, ponta-de-lança do Sporting CP, fez também a antevisão do jogo para os meios de comunicação do Clube.
“O grupo está confiante, temos trabalhado bem durante a semana, vimos de um resultado que não era o nosso objectivo, mas estamos a trabalhar bem para poder ficar com os três pontos”, identificando o que falta para transformar as exibições em vitórias: “Falta-nos um pouco de sorte, se continuarmos a fazer o trabalho que temos feito, a união que o grupo tem, acho que podemos voltar às vitórias já nesta próxima jornada”.
Sobre o CD Santa Clara, o avançado observou. “Sabemos que é uma equipa muito forte, muito agressiva, que está muito bem posicionada no Campeonato, sabemos que são a equipa menos batida na prova, mas que nestas últimas jornadas têm sofrido alguns golos. Podemos ir por aí, precisamos de marcar e atingi-los por essa fragilidade”.