Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões voltam a sorrir

Por Sporting CP
13 Fev, 2021

Basquetebol venceu AA Coimbra por 82-47 no regresso a casa

Em jogo da 18.ª jornada da fase regular da Liga Placard, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, a AA Coimbra por 82-47. Depois de terem perdido pela primeira vez no campeonato na última jornada, na visita ao Imortal BC (102-98), os Leões responderam de forma clara e reencontraram-se com as vitórias este sábado, no Pavilhão João Rocha, onde não jogavam desde o dia 22 de Janeiro.

Com as ausências de John Fields e Cândido Sá, Luis Magalhães escolheu Diogo Ventura, James Ellisor, Travante Williams, João Fernandes e Cláudio Fonseca para o cinco inicial. A primeira posse foi para a AA Coimbra, bem como os primeiros dois pontos, contestados de imediato por cinco pontos consecutivos de Travante Williams, que concretizaria novo triplo de seguida. Desde os instantes iniciais, os Leões impuseram intensidade defensiva a toda a quadra, forçando vários turnovers do adversário. No ataque, ora procurando o jogo interior de Cláudio Fonseca, ora lançando da linha de três pontos, o Sporting CP disparou no marcador até ao 19-6, depois de triplos de Ventura e Ellisor, e nunca mais largaria a frente do resultado. 

Ainda no primeiro período, Ellisor e João Fernandes foram rendidos por Micah Downs e Diogo Araújo, com este último a apresentar-se de imediato com um triplo. Seria também um lançamento de três, agora de Travante (11 pontos no primeiro quarto), a fechar os primeiros dez minutos com 29-10 no marcador para os Leões.

Com novos intervenientes em campo, logo a abrir o segundo período, os triplos continuavam a "chover" no Pavilhão João Rocha a favor do Sporting CP, agora através de Pedro Catarino e Shakir Smith, ambos recém-entrados na partida (40-11). Se no ataque o acerto era grande, com Diogo Araújo a liderar de "mão quente" (acabou a primeira parte com 11 pontos), defensivamente, a turma de Alvalade continuava irrepreensível, concedendo pouco espaço aos estudantes (48-17).

A partir do banco, Luís Magalhães continuava a rodar a equipa, fazendo entrar ainda Francisco Amiel, Jorge Embaló e Jeremias Manjante. A aposta no jogo exterior estava a ser recompensada e a primeira parte chegou ao fim com uma autoritária vantagem Leonina de 31 pontos (50-19). Downs liderava nas assistências com cinco passes e Fonseca dominava o jogo das tabelas com sete ressaltos.

Para o segundo tempo voltou o cinco inicial, mas a formação de Coimbra entrou melhor e começou a mostrar o seu jogo. Para reagir à desvantagem, os estudantes passaram a defender a toda a quadra, provocaram vários turnovers Leoninos e reduziram a diferença no marcador até ao 54-37 (parcial de 4-18). Daniel Relvão, poste da AA Coimbra, chegou a atingir os 12 pontos.

Por sua vez, o Sporting CP tentava canalizar o seu jogo para Cláudio Fonseca e Luís Magalhães mexia na equipa através do banco. Na fase final do terceiro quarto, à boleia de Travante e de novo triplo de Shakir Smith, o conjunto verde e branco fechou com 65-39 no marcador.

No quarto e último período, o Sporting CP entrou por cima e voltou a encontrar a fórmula da primeira parte. Com um parcial inicial de 12-2, Downs e Smith acertaram de novo desde a linha de três pontos e os Leões chegaram ao 77-41. Daí em diante, com segurança e tranquilidade, o emblema de Alvalade fechou o jogo com 82-47.

Com este resultado, a equipa verde e branca continua na liderança isolada da prova com 35 pontos em 18 jogos, mais quatro do que o FC Porto, que tem menos dois jogos disputados. 

Sporting CP: Travante Williams (15), Francisco Amiel (2), Jorge Embaló (3), Shakir Smith (9), Jeremias Manjante, Diogo Ventura (5), João Fernandes (11), Cláudio Fonseca (9), Diogo Araújo (11), Pedro Catarino (5), Micah Downs (7) e James Ellisor [C] (5).