Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Gião: "Temos sido competitivos, que é o mais importante"

Por Sporting CP
26 Set, 2025

Equipa B do Sporting CP recebe CS Marítimo, este sábado, às 11h00, para a jornada 6 da Liga Portugal 2

A Liga Portugal 2 está de regresso para a equipa B do Sporting CP, depois do interregno para a realização de uma eliminatória da Taça de Portugal. A formação B Leonina recebe este sábado o CS Marítimo, a partir das 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, a culminar duas semanas de trabalho com alguns cuidados mais específicos, detalhou João Gião, técnico da equipa B do Sporting CP, em declarações aos meios de comunicação do Clube. 

“Foi um período a três, quatro velocidades, no sentido em que tivemos jogadores que compõem o nosso plantel e que entraram em diversas competições, inclusivamente alguns na Premier League International Cup também. Condiciona um pouco a preparação exclusiva do jogo com o CS Marítimo, mas no nosso processo há coisas mais importantes do que única e exclusivamente preparar estrategicamente o jogo com o CS Marítimo. Para além da Premier League International Cup, tivemos jogadores nos sub-23, tivemos também jogadores a disputarem a UEFA Youth League na semana passada. Podem não ter tanto espaço na IIª Liga e precisam de continuar a competir, de se desenvolverem individualmente e isso sobrepõe-se à preparação única e exclusivamente estratégica do jogo com o CS Marítimo”. 

O clube madeirense é o próximo adversário da equipa Sportinguista. Vem de eliminação na Taça de Portugal frente ao CF ‘Os Belenenses’, mas João Gião não acredita num rival que venha a Alcochete ‘ferido no orgulho’.

 “Creio que não. Tive oportunidade de ver. O CS Marítimo rodou muito a equipa, assumindo que a prioridade deles é a IIª Liga. É um dos plantéis mais ricos desta IIª Liga quer em qualidade, quer em profundidade. Acho que vão voltar ao onze base deles, que tem sido o que têm feito no Campeonato e os resultados que têm conquistado também falam por si. Têm apenas menos dois pontos do que nós. Tiveram uma derrota na 1.ª jornada e desde aí, só têm um empate, o resto são vitórias. Têm uma equipa muito forte e em nada belisca o resultado que tiveram agora para a Taça de Portugal e o trajecto que têm feito no início da Liga 2”. 

João Gião sente os jogadores da equipa B do Sporting CP cada vez mais adaptados para encararem a exigência da Liga 2 e a dificuldade dos adversários. “Sim adaptados. Temos feito um percurso interessante e sido competitivos, que é o mais importante. Haverá períodos em que as coisas não nos vão correr como têm corrido até agora e temos de estar preparados para isso. Já fui alertando para isso, é importante que todos estejamos conscientes disso pelas vicissitudes e particularidades de uma equipa B. Claramente é uma IIª Liga muito competitiva, com seis, sete candidatos [à subida]. É muito imprevisível esta Liga, mas não tenho dúvidas de que o CS Marítimo é um dos fortíssimos candidatos a subir de divisão, pela qualidade de jogo que apresenta, valia do plantel e clube histórico que é e vai dar tudo para regressar à Iª Liga”.

 João Gião agradeceu ainda o grande apoio que tem sentido dos Sportinguistas nas bancadas, e que a equipa tem feito por merecer. “Acredito que se deve à qualidade e ao facto de eles se identificarem com a forma de estar da equipa, com a intensidade, agressividade da equipa, com os valores e não tanto só com o resultado. Quero acreditar que tem a ver com a qualidade, há algum tempo que não estávamos na IIª Liga e é a oportunidade de verem estes jogadores de norte a sul do país, num contexto já muito competitivo que é a IIª Liga. E acho que este aproximar de patamar entre equipa B e Iª Liga desperta esta curiosidade nos adeptos do Sporting CP. Espero que se mantenha e faço o apelo para que venham ao Aurélio Pereira, ver também o novo relvado que foi colocado agora, algo importante e ver o que de certeza vai ser um bom jogo, entre duas equipas que tentam jogar, que têm uma percentagem de tempo útil de jogo das mais elevadas da Liga, por isso, para quem gosta de futebol antevejo que seja um bom jogo de futebol”. 

O técnico Leonino está também entusiasmado pelo regresso aos jogos na Academia Cristiano Ronaldo, com estreia de novo relvado. “Para o futebol que tentamos jogar, para a intensidade que tentamos meter no jogo, para a velocidade de circulação da bola, até para se aproximar do contexto de equipa A, por todas essas questões, esta intervenção no relvado agrada-nos muito e deixa-nos muito expectantes para sentir a nova relva”. 

Gabriel Silva, jogador da equipa B do Sporting CP, fez também a antevisão do jogo diante da formação madeirense, para os meios de comunicação do Clube. “Estamos um grupo muito unido, todos com o mesmo objectivo, que é ganhar e agora nestes últimos dias juntámos o grupo todo para defrontar o CS Marítimo”, passando depois a uma avaliação do adversário de sábado: “Como eles não conseguiram a vitória para a Taça de Portugal, vêm aqui ainda mais para dar o máximo e tentar a vitória. Temos de entrar como nos jogos que temos ganho”. 

A nível pessoal e colectivo, Gabriel Silva está feliz com o desafio da Liga Portugal 2. “Estamos em 1.º lugar por mérito, mas não estamos muito focados nisso. Temos entrado só com o objectivo de ganhar, não temos estado a olhar muito para a tabela e é continuar, jogo a jogo. Temos feito muito bem nos treinos e dentro de campo e estamos a formar uma grande equipa. Temos feito uma boa adaptação e cada vez que entramos dar o nosso máximo”, referindo que “a diferença de idades e a maturidade”, são as maiores dificuldades que tem sentido na Liga Portugal. 2.