Reviravolta de luxo garante triunfo em Roma
11 Set, 2025
Vitória do Sporting CP frente à AS Roma por 1-2, na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da UEFA Women´s Champions League
A equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal deu um importante passo para o apuramento rumo à fase principal da UEFA Women's Champions League, ao vencer esta quinta-feira no reduto da AS Roma por 1-2, na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da prova europeia, etapa que antecede a fase Liga da competição.
Sete minutos de luxo e de ouro da equipa de Micael Sequeira, já no tempo de compensações, possibilitou virar a desvantagem de 1-0 que vigorava quando tinham sido atingidos os 90 minutos regulamentares.
Uma exibição contagiante de garra, de querer e de qualidade, resultou em dois excelentes golos, o primeiro das Leoas marcado pela recém-entrada Carolina Santiago, a passe de Beatriz Fonseca, e depois, por Telma Encarnação, a um minuto do apito final, em remate de pronto, após assistência de Madison Haugen, com bom cruzamento na esquerda.
Foi um prémio para o acreditar até ao fim das comandadas de Micael Sequeira, que cresceram muito com o jogo, até terminarem a exibir superioridade sobre a forte equipa italiana. Muito conseguidas também as substituições promovidas por Micael Sequeira, com Carolina Santiago e Madison Haugen a terem influência igualmente muito importante na reviravolta Leonina, além das boas entradas de Brenda Pérez, Madison Haugen e Mackenzie Cherry.
O Sporting CP teve, primeiro, de sofrer no jogo. Foi mais forte a entrada da equipa italiana na partida, com Babajide a rematar ao lado da baliza da segura Catarina Potra aos dois minutos e Rieke, médio alemã, a atirar ao lado aos nove minutos.
Aos 21 minutos, Dani Arques teve um excelente trabalho individual e rematou de longe com perigo, para defesa difícil da guarda-redes da AS Roma.
Na resposta, a AS Roma, Lucia Di Guglielmo beneficiou de uma bola ‘perdida’ na área Leonina e rematou para o fundo da baliza, no 1-0 das italianas e numa fase em que o Sporting CP tinha o jogo controlado.
O Sporting CP abalou um pouco com o golo e a equipa italiana esteve perto do 2-0, em remate perigoso de Giugliano na área, por cima da baliza defendida por Catarina Potra.
Na segunda parte, um remate ao poste de Emilie Haavi, em lance ainda com defesa de qualidade de Catarina Potra, aproximou as italianas do golo.
Aos 81’, Daniel Arques - muito boa exibição da médio - criou perigo tal como no primeiro tempo, rematou forte, de longe, e a bola passou muito perto da baliza da formação italiana.
Os últimos minutos de partida foram de muito boa acutilância ofensiva das Leoas, que se instalaram mais vezes no meio-campo da equipa da AS Roma, em aproximações que já anunciavam golos, mesmo antes de eles acontecerem.
Mais frescas fisicamente e motivadíssimas, as Leoas partiram para um final de jogo frenético, plenas de convicção e conseguiram uma sensacional reviravolta. Primeiro em remate de pé esquerdo na área de Carolina Santiago e depois, através de Telma Encarnação, também de pé esquerdo, num desempenho final empolgante da equipa verde e branca.
Às 15h00 da próxima quinta-feira, joga-se a segunda mão, com o Sporting CP a receber a AS Roma em Rio Maior.
Sporting CP: Catarina Potra [GR], Georgia Eaton Collins, Ashley Barron, Érica Cancelinha (Mackenzie Cherry, 71’), Beatriz Fonseca, Daniela Arques, Joana Martins [C] (Brenda Pérez, 70’), Cláudia Neto (Carolina Santiago, 60’), Carla Armengol (Madison Haugen, 76’), Ana Capeta (Flor Bonsegundo, 60’), Telma Encarnação