Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Desaire 'leonino' na penúltima jornada

Por Jornal Sporting
08 maio, 2016

V. Guimarães saiu da Academia do Sporting CP com uma vitória por 4-2

A 45.ª jornada da LEDMAN Liga Pro opôs o Sporting CP e o V. Guimarães numa partida onde os ‘leões’ não conseguiram impor o seu estilo de jogo e acabaram derrotados por 4-2.

Os comandados de João de Deus apresentaram-se com algumas alterações no onze inicial: Jorge Silva assumiu a lateral direita e Tomas Ruka fez dupla com Domingos Duarte na defesa. A equipa ‘vimaranense’, que estava na luta pela manutenção, assumiu a iniciativa nos primeiros minutos perante um Sporting CP a jogar um pouco na contenção, deixando o Guimarães circular a bola sem oposição em toda a largura do terreno. Logo aos cinco minutos, Stojkovic saiu da baliza e comprometeu o sector defensivo, mas Domingos Duarte conseguiu interceptar o remate de Areias que ia com selo de golo. A instabilidade na zona recuada acabou por resultar no primeiro golo do V. Guimarães. Depois de um livre cobrado do lado direito do ataque do conjunto nortenho, ao qual Stojkovic correspondeu com uma enorme defesa, não houve ninguém que conseguisse tirar a bola da zona de finalização e Denis rematou para o fundo das redes. Os ‘leões’ despertaram depois do golo sofrido e passaram pela melhor fase da primeira parte, embora o poderio não se tenha traduzido no empate. Após um bom remate de Daniel Podence ainda longe da baliza, momentos mais tarde foi a vez de Fábio Martins falhar o alvo por milímetros (34’). O segundo golo do V. Guimarães acabou mesmo por surgir completamente contra a corrente do jogo e num lance repleto de ressaltos perto da baliza ‘verde e branca’: a transição rápida dos comandados de Vítor Campelos expôs as várias debilidades defensivas sentidas pelos ‘leões’ ao longo de todo o encontro e Tyler aumentou a vantagem para os 2-0 três minutos antes do intervalo.

O Sporting CP saiu do balneário com a ambição de virar o resultado, mas viram Elinho rematar contra Domingos Duarte e a bola entrar fora do alcance de Stojkovic, deitando por terra praticamente toda a esperança que havia sido ganha no tempo de descanso. Apesar da maior capacidade de circulação de bola que os ‘leões’ revelaram na segunda parte, nunca foram capazes de corrigir os erros de posicionamento na zona recuada. Tyler ludibriou Rafael Barbosa na quina esquerda da grande área e finalizou com um golo de belo efeito. A reacção ‘verde e branca’ surgiu fora de horas e quando só um milagre retiraria a vitória ao adversário. O recém entrado, Betinho, mexeu com a partida. Combinou com Francisco Geraldes numa das suas primeiras intervenções, reduzindo para 4-1, tendo também sido fundamental no lance do segundo golo do Sporting CP após levar a bola até junto da linha final e descobrir Cristian Ponde no coração da área para o número 38 marcar (80'). O grande esforço dos jogadores 'vimaranenses' no primeiro tempo levou a um adormecimento nos instantes finais e Domingos Duarte, depois de um livre cobrado por Rafael Barbosa, viu as luvas de Oliveira negar-lhe o 4-3. Até final, de destacar a expulsão de Castro por duplo amarelo.

Com a vitória diante do Sporting CP, o V. Guimarães garantiu a manutenção. Na última jornada, os ‘leões’ deslocam-se a Braga.