Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Desaire inglório

Por Sporting CP
04 Set, 2021

Sporting CP derrotado em cima da buzina (75-77)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal lutou muito, mas caiu, neste sábado, frente ao Real Betis por 75-77 no segundo jogo do Torneio Internacional de Lisboa, disputado entre os dias 3 e 5 de Setembro.

Após o desaire frente aos galegos do Obradoiro CAB (61-69), os Leões receberam outra equipa do país vizinho - detentor da principal liga europeia da modalidade – naquele que seria mais um teste de alta exigência e dificuldade para o conjunto Campeão Nacional. Diogo Ventura, Travante Wiliams, João Fernandes, Micah Downs e Joshua Martin constituíram o cinco inicial escolhido por Luís Magalhães. 

Para abrir a partida, Travante inaugurou o marcador com um triplo e levantou de imediato as bancadas do Pavilhão João Rocha. As duas formações defendiam com agressividade e a partida foi de alta intensidade no início. O Real Betis assumiria de seguida a vantagem no resultado, mas depois do sucesso de Mike Fofana na linha de lance livre (10-9), um roubo e posterior assistência de Travante permitiram a Downs fazer o 13-9. Contudo, na fase final do quarto inaugural, o jogo exterior bético apareceu pela mão de Vrenz Bleijenbergh, fixando o 15-21 no marcador.

A começar o segundo período, um triplo do reforço Miguel Maria Cardoso ainda reaproximou os Leões dos andaluzes (18-23), mas várias imprecisões ofensivas e defensivas abriram espaço para o maior acerto visitante (22-33). 

A reacção verde e branca apareceria, anulando o ataque do Real Betis e fazendo estragos na frente. Travante – muito interventivo – concluiu uma rápida transição e pouco depois o poste Daniel Relvão conseguiu impor-se sob a tabela (29-38). Mantendo o ímpeto que entusiasmava os adeptos, Travante voltaria a somar um triplo que deixava o resultado mais incerto (32-38). Ao intervalo, o marcador assinalava 37-42.

O reatamento Leonino não podia ter sido melhor, com o base Miguel Maria Cardoso a liderar o ataque com classe, protagonizando mesmo a reviravolta (45-44) com dois lançamentos de três pontos. Defensivamente, os Leões mostravam-se também mais sólidos e estava relançada a discussão do resultado, cujas vantagens iam caindo sucessivamente para ambos os emblemas. 53-56 para o último quarto e tudo por decidir.

Daniel Machado, contratação para 2021/2022, apareceu no jogo exterior para reestabelecer o empate (56-56) e João Fernandes faria o mesmo para aumentar a vantagem. Concentrados, os Leões conseguiriam roubar e marcar com rapidez – outra vez Daniel Machado - e o Pavilhão João Rocha entrou em ebulição (61-56). Contudo, o Real Bétis respondeu com força, chegando ao 63-63.

Só nos últimos minutos se resolveria o tão discutido encontro, mas o sorriso final seria dos andaluzes. De mão quente, Daniel Machado apontou novo triplo (68-68) e Travante confirmou a vantagem com dois lances livres convertidos. A um minuto do fim, Ventura, de três, colocou o jogo na mão verde e branca (73-71), mas nos últimos 22 segundos o Real Bétis deu a volta ao marcador com um triplo (73-74).

Ainda assim, nada estava perdido e uma arrancada de João Fernandes provocou uma falta que o capitão do Sporting CP convertiria sem tremer (75-74). A vitória ficou muito perto, não fosse um triplo tardio do Real Bétis ter mudado tudo a menos de dois segundos do fim e que valeu o 75-77 final.

Os Leões encerram a prestação no torneio com um dérbi frente ao SL Benfica, às 16h30 deste domingo, também no Pavilhão João Rocha.