Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

João Gião: "Sermos iguais a nós próprios"

Por Sporting CP
13 Set, 2025

Equipa B do Sporting CP defronta o Portimonense SC às 11h00 de domingo para a 5.ª jornada da Liga Portugal 2

A equipa B do Sporting Clube de Portugal desloca-se este domingo a casa do Portimonense SC para a jornada 5 da Liga Portugal 2 e em antevisão à partida, o técnico da formação Leonina, João Gião, antecipou mais um jogo muito exigente para o conjunto verde e branco. 

“Temos um adversário pela frente muito difícil, uma deslocação muito complicada a Portimão e isso é que tem de ser o nosso foco. O que está para trás já está e aqui tem de se olhar para a frente, não se pode olhar para trás”, referiu, recuando ao triunfo na jornada anterior da equipa B Leonina diante do FC Paços de Ferreira, por 3-0. 

Ainda mais em concreto, num raio X ao Portimonense SC, João Gião assinalou as características mais vincadas da formação algarvia. “O Portimonense SC é uma equipa que tem feito uma Liga meritória, vem de uma vitória muito moralizadora e mediática, conseguida com nove jogadores, frente ao SL Benfica B. É uma equipa [Portimonense SC] bem organizada, individualmente muito forte, com muitos jogadores que se falaram até ao último dia de mercado que sairiam para equipas da Liga, portanto é uma equipa extremamente competente, muito competitiva em sua casa, muito física, que tem bons processos e que nos vai impor muitas dificuldades. Dentro das limitações que tivemos para preparar o jogo, temos de olhar olhos nos olhos para as dificuldades que nos vão apresentar, contrariá-las, sermos iguais a nós próprios. é isso que vamos tentar impor lá em baixo [Algarve]”.   

Com onze internacionais do plantel da equipa B que estiveram envolvidos em trabalhos de Selecções, João Gião falou do trabalho em semanas com perfil diferente. “São particularidades de uma equipa B. Tivemos onze dias sem ver a esmagadora maioria dos jogadores que estão à nossa disposição, onze internacionais. Fico contente por eles, é esse o nosso trabalho, e a esmagadora maioria dos restantes atletas que não foram chamados às Selecções, a trabalharem com a equipa A”.

João Gião frisou a importância de aproveitar da melhor forma os poucos dias de preparação para o jogo com o plantel completo. “Foram muitos dias sem podermos trabalhar o nosso processo, sem podermos trabalhar o Portimonense SC. Tivemos praticamente dois dias, em que não podemos impor muita carga em função do jogo que está próximo. Dois dias em que tentámos aproveitar ao máximo para relembrar algumas questões do nosso processo e para preparar, dentro das limitações que temos, o jogo com o Portimonense SC, que é o mais importante”.

O técnico comentou ainda a atribuição que recebeu de melhor treinador do mês de Agosto na 2.ª Liga, distribuindo o mérito pela equipa técnica que lidera e jogadores. “Acabo por não valorizar tanto assim os prémios, partilho com os jogadores que correm e que acreditam na mensagem que nós lhes passamos, porque se não fosse assim era impossível ganhar jogos. Partilho também com o staff e equipa técnica que fazem um importantíssimo trabalho invisível. Eu sou apenas a cara desse trabalho. Não posso deixar de valorizar todas essas pessoas que trabalham em prol do nosso projecto”.